
Larissa Schoemberger – Internacionalista formada pela UNAMA.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas ou como é conhecida Conferência das Partes (COP), teve seu 27º encontro em 2022, na cidade de Sharm El Sheikh, Egito. Onde foi reunido mais de 150 países, que teve como principal objetivo nesse encontro discutir sobre as consequências do aquecimento global além dos países reafirmarem seu compromisso com as metas que foram estabelecidas nos encontros anteriores.
A pedido do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a ONU aprovou que a cidade de Belém no Pará sedie a COP-30 em novembro de 2025. Na COP-27, Lula argumentou que “se todos falavam da Amazônia, por que, então, não fazer a COP num estado da Amazônia, para que eles conheçam o que é? O que são os rios, as florestas, a fauna. O pessoal se prepare porque vai ter gente do mundo inteiro e vão ficar maravilhados com a cidade de Belém” (BRASIL, 2023, online).
Com uma fala tão emblemática como essa e conhecendo a realidade vivenciada pela região norte, algumas pessoas questionaram, afinal Belém é uma cidade que realmente tem estruturas para receber um evento tão grande como esse? quais os desafios que seus gestores a nível municipal, estadual e federal vão ter que enfrentar para que consigam gerenciar esse evento com êxito?
Há uma divisão aqui entre pessoas que acreditam que esse evento é uma oportunidade enorme para que finalmente a cidade receba atenção devida dos seus gestores para os problemas como saneamento básico. Outros discordam e acreditam que devido a existência de diversos problemas de saneamento e outros problema ambientais a cidade estaria longe de ser apropriada para receber um evento de tal magnitude para debater pautas ambientalistas.
Segundo informações presentes no Painel Saneamento Brasil, em Belém, a população com acesso à água potável corresponde a 76,8%, enquanto apenas 22,5% dos habitantes são atendidos com coleta de esgoto. […] somente 3,6% do esgoto gerado tratado (TRATA BRASIL, s.d., online). Para além desse desafio existe também mobilidade urbana, infraestrutura urbana, e acomodação para suprir a demanda para o evento. De acordo com a UNFCCC, a cidade vai ser formalmente escolhida na COP-28 desse ano que vai ocorrer em Dubai no final do ano, há umaestimativa de 70 mil a 100 mil pessoas para a megaconferência, e a ONU mandará uma missão para a cidade antes de bater o martelo decisivo (CHIARETTI; MARTINI, 2023, online).
Para sanar algumas dessas problematicas o governador do Pará, Helder Barbalho, está articulando através de reuniões para começar a tratar essas questões, resultado disso foi a reunião com o BNDES onde o mesmo apoiará com verba de R$ 5 bilhões de uma linha de crédito sedida para estados e municipios, em recursos reembolsáveis e não reembolsáveis, e parte dessa verba também vem do Fundo Amazônia em projetos para a redução do desmatamento (GANDRA, 2023, online).
Além desses investimentos que serão aplicados na cidade é inegável que o evento trará oportunidades para a economia local, com o crescimento principalmente na área do ecoturismo e da gastronomia local, dando chance de conhecerem e valorizarem as iniciativas do empreendedorismo sustentável que se utilizam dos recursos naturais e culturais locais de forma responsável e inovadora.
Diante disso, a COP-30 ser sediada em Belém vai ser uma grande oportunidade para que seja debatido os desafios enfrentados na amazônia, não apenas pelos Estados membros que participarão do evento, mas por diferentes atores sociais da própria região amazônica trazendo suas demandas e soluções, a partir da pespectiva da região, para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
REFERÊNCIAS
BRASIL. ONU confirma Belém (PA) como sede da COP-30, a conferência para o clima. Governo Federal. 26 maio 2023. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/05/onu-confirma-belem-pa-com o-sede-da-cop-30-conferencia-para-o-clima. Acesso em: 01 jun. 2023.
CHIARETTI Daniela; MARTINI, Paula. Acomodação e logística são desafio para a COP do clima acontecer em Belém, diz Helder Barbalho. Valor. 02 jun. 2023. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/06/02/acomodacao-e-logistica-sao-desafio-para-a-cop-do-cli ma-acontecer-em-belem-diz-helder-barbalho.ghtml. Acesso em: 02 jun. 2023.
GANDRA, Alana. BNDES destinará R$ 5 bi para preparação de Belém como sede da COP 30. Agência Brasil. 02 jun. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/bndes-destinara-r-5-bi-para-preparacao-de-bele m-como-sede-da-cop-30. Acesso em: 02 jun. 2023.
TRATA BRASIL. Oportunidade no radar: Sob os holofotes da COP-30, Belém e toda a região Norte devem enfrentar gargalos no saneamento. Trata Brasil. [s.d]. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/oportunidade-no-radar-sob-os-holofotes-da-cop-30-belem-e-toda-a-regiao-nort e-devem-enfrentar-gargalos-no-saneamento/. Acesso em: 01 jun. 2023.
