
Ana Mel Grimath – acadêmica do 6° semestre de Relações Internacionais da Unama
O Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) é o maior evento de estudantes de RI da América Latina e é promovido anualmente com a organização dos estudantes da área. O XXVII ENERI NORTE acontecerá no Norte do país pela primeira vez, na cidade de Belém do Pará, na Universidade da Amazônia e na Universidade do Estado do Pará, durante os dias 03 a 06 de agosto de 2023.. Vale ressaltar que essa edição do ENERI foi organizada por acadêmicos de RI de toda a região Norte.
O ENERI é um evento que proporciona aos acadêmicos de RI de todo o Brasil a experiência de aprimorar seus conhecimentos na área a partir da participação do cronograma do evento, que envolve mesas redondas com a presença de palestrantes especialistas da área, apresentação de trabalho, simulação, workshops, networking e outras atividades.
Neste ano o ENERI NORTE traz o tema “Relações Internacionais e Perspectivas Intercontinentais”, onde tratará questões como a Internacionalização da Região Norte; Amazônia como ponto-chave da diplomacia brasileira; Amazônia: Segurança e Soberania em Questão no Brasil.
É de grande importância a realização desse evento no Norte do país, uma vez que grande parte das discussões internacionais e nacionais estão voltadas para a região e o seu futuro. Protagonizar a região a partir das falas e contribuições de profissionais nativos da Amazônia mostra a realidade das vidas presentes na região e as potencialidades que os amazônidas têm de produzir conhecimento e contribuir para a construção dos planos que estão sendo projetados para a Amazônia e a partir da Amazônia.
Todo ano o ENERI é realizado em uma região/estado diferente no Brasil, sendo assim, consegue-se, portanto, abranger um nível de discussão sobre temas que são tratados com pouca frequência, tornando-o raso em outras regiões do Brasil e assim proporcionar aos estudantes de RI uma experiência imersiva na cultura e produção de conhecimento gerados na região escolhida. Como acadêmica de RI da Amazônia e parte da Comissão Organizadora do evento, espero que todos os congressistas possam ter a melhor experiência ao visitar o Norte e ouvir falar da nossa perspectiva.
