Brenna da Silva Dias

acadêmica do 6º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Conhecido como um dos cientistas mais importantes do século 20, Robert Oppenheimer é responsável por uma das criações que mudaram a história da humanidade e do relacionamento entre os Estados.

Nascido em 22 de abril de 1904 em Nova Iorque, Julius Robert Oppenheimer veio de família judia que conquistou fortuna ao vender materiais têxteis nos Estados Unidos. Robert teve uma infância tranquila, estudando nas melhores escolas ele se especializou em matemática, ciências, literatura grega e francesa. Em 1925 se formou na Universidade de Harvard com a maior das honras. Dois anos depois já era doutor pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, com apenas 22 anos. Foi nessa instituição que estudou e contribuiu para avanços na física quântica.

Retornando aos Estados Unidos, Oppenheimer seguiu com sua educação e ministrou aulas na Universidade de Berkeley. Logo se tornou uma autoridade respeitada na área da física teórica, desempenhando um papel fundamental no avanço de pesquisas abrangentes em diversos ramos da ciência. (AIDAR, 2023)

Devido seus conhecimentos e reconhecimento, no início dos anos 40, o físico é chamado pelo Estados Unidos para trabalhar e desenvolver um projeto secreto, o projeto Manhattan, este que posteriormente seria responsável pela criação da bomba atômica.

Em 1942, Oppenheimer assume a direção do projeto e se muda para Los Alamos, no Novo México. O cientista convida vários outros estudiosos para trabalhar juntamente a ele, entre eles nomes conhecidos como Enrico Fermi, Isidor Isaac Rab, Niels Bohr, entre outros que posteriormente viriam a ganhar o Prêmio Nobel. Após muito trabalho, em 16 de julho de 1945 foi realizada a primeira explosão de uma bomba atômica em caráter experimental. O feito aconteceu no deserto de Los Alamos e a bomba foi chamada de Trinity.

Um mês após os testes, em 6 de agosto de 1945 a primeira bomba nuclear é lançada por um avião estadunidense na cidade de Hiroshima, no Japão. Apenas 3 dias depois a segunda é lançada, na cidade de Nagasaki. A explosão das armas nucleares resultou na morte de mais de 300 mil cidadãos em ambas cidades. (BBC, 2023)

Através das suas atribuições que mudaram o século 20, é possível relacionar o físico Robert Oppenheimer com o pensamento realista das Relações Internacionais. Possuindo Edward Carr como um dos principais teóricos, a teoria realista coloca o Estado como ator central, e o interesse pela manutenção pelo Status Quo é posta como prioridade máxima, significando paz ou guerra. (CARR, 2001)

Oppenheimer desempenhou um papel central na mudança do mundo, tanto através de suas realizações científicas quanto pelas questões morais e éticas que essas realizações levantaram. É inegável os impactos que as armas nucleares trouxeram para o mundo, além de mostrar de maneira tangível os impactos que a ciência trouxe para o mundo.

Referencias

AIDAR, L. Robert Oppenheimer. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/robert_oppenheimer/&gt;. Acesso em: 20 aug. 2023.

PLATTS-MILLS, B. Quem foi o verdadeiro Robert Oppenheimer, o cientista criador da bomba atômica. BBC, 19 Jul. 2023.

ARR, Edward H. Vinte Anos de Crise. Brasília, IPRI – Ed. UnB. 2001