Cristine Oliveira, acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais 

Ficha técnica:

Ano: 2019

Diretor: Kwok Cheung Tsang

Distribuidora: Magnum Films

Gênero: Drama

Países de origem: Hong Kong. China.

Indicado ao Oscar de 2021, na categoria Melhor Filme Internacional, “Better Days” apresenta Chen Nian, uma adolescente que se prepara para o vestibular enquanto tenta lidar com o suicídio de sua amiga, o bullying extremo que sofre e a ausência de sua mãe. O longa metragem aborda os diferentes fatores que influenciaram na vida da protagonista e a forma com que as relações e normas sociais são fundamentais para a formação dos indivíduos.

A trama inicia com Chen Nian já adulta, em uma sala de aula ensinando inglês aos seus alunos, quando um gatilho desperta as lembranças da sua adolescência, e a partir desse momento o espectador é apresentado ao passado doloroso da protagonista. A rigidez da escola, a competitividade e a ansiedade para o vestibular criam um ambiente escolar hostil, que levou a morte de sua melhor amiga. Ainda passando pelo luto, a protagonista vira o novo alvo de bullying por um grupo de garotas, e em um desses episódios de violência, Xiao Bei, um jovem membro de uma gangue, se dispõe a proteger Chen Nian das agressoras.

A partir do momento em que Xiao Bei é inserido na narrativa, a história se torna muito mais intensa, e foca na relação entre os dois personagens enquanto vítimas das pressões sociais. Ele é apresentado enquanto um jovem delinquente, o qual sempre está envolvido em atividades ilegais, no entanto, aos poucos ele demonstra ser muito mais sensível e complexo do que a primeira vista. Em meio a um ambiente violento, Xiao Bei oferece a Chen Nian, uma rede de apoio, a qual nenhum dos dois possuíam até se encontrarem. O filme destaca a importância de relações genuínas em contraste a ausência de conexões profundas e significativas. 

Dentre as temáticas apresentadas no longa-metragem, é possível analisar a obra sob a ótica da Teoria Pós-Moderna das Relações Internacionais. Para o sociólogo Michael Foucault, a biopolítica é uma série de procedimentos institucionais que modelam o indivíduo e o coletivo, para estabelecer um poder disciplinador. O poder, entende-se como uma rede complexa que permeia as diferentes camadas da sociedade, podendo ser exercido por diferentes instituições, com base no Estado (Danner, 2017). Como demonstrado no filme, instituições como a escola e a polícia exercem esse papel de controle do corpo social, afetam diretamente as relações interpessoais, a competitividade no meio acadêmico, o bullying e a pressão social pela busca de status, explicitam as formas como essa estrutura é normalizada e perpetuada.

Dessa maneira, conclui-se que a obra “Better Days”, traz reflexões acerca de conceitos apresentados por Michael Foucault, como identidade e relações de poder, tornando-a uma narrativa não somente envolvente e emocionante, como também permitindo uma análise mais profundada e importante para o campo das Relações Internacionais.

Referências:  

DANNER, F. O sentido da biopolítica em Michel Foucault. Revista Estudos Filosóficos, n. 4, p. 143-157, 2017.