
Gabriel Micael Contreira Ferreira – acadêmico do 6° semestre de Relações Internacionais da Unama
A Janela de Transferência de Verão marca o início da temporada europeia, nesse período os clubes tendem a não economizarem seus recursos na renovação de seus elencos e assim se manterem na prateleira do futebol mundial. Porém, nesse ano, outro evento chamou a atenção, a volumosa transferência de jogadores para Arábia Saudita, expondo um questionamento acerca desse fato e os futuros efeitos para o futebol e para o sistema internacional.
O ponto de partida é caracterizar a Arábia Saudita como uma nação monarquista. Em termos sociais, o país é atrasado nas questões que envolvem as mulheres e a comunidade LGBTQIA+, a sua economia é baseada predominantemente na p6rodução e exportação do petróleo, além de exercer um papel significativo na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a região se apresenta valiosa, um ponto evidente disso são os gastos para a preparação da Copa do Mundo do Qatar, que beiraram os 220 bilhões de dólares no recorte de 2010 a 2022. E assim, evidenciando a relatividade do dinheiro nesse tipo de tomada de decisão. (IGGOR, 2023)
O “Projeto de Investimento e Privatização de Clubes Esportivos” é um investimento de cerca de U$5 bilhões, seu propósito é colocar a Arábia Saudita no topo do futebol mundial até 2030. A ideia se baseia em estatizar os quatro maiores clubes do país (Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e o Al-Ahli) injetando dinheiro nesses times e atraindo jogadores com salários exorbitantes, para método de comparação, o Al Hial ofereceu ao atacante brasileiro Neymar cerca de 320 milhões de euro (aproximadamente R$1,7 bilhão) incluindo salário e ganhos comerciais, tornando algo impossível de se recusar. Diversos jogadores já fizeram essa mudança, cabendo aqui citar Cristiano Ronaldo, Benzema e Roberto Firmino.
De fato, o mercado de transferências está inflado, os valores dos jogadores estão ficando gradualmente maiores e mais exagerados com o passar do tempo, porém, ao acrescentar a face financeira nisso, os números se tornam mais exorbitantes ainda, invocando o economista Ladislau Dowbor, o qual trata desse viés econômico contemporâneo.
Para o autor, mesmo que a Economia Financeira, seja nova comparada à idade do Capitalismo, a sua capacidade ultrapassa a lucratividade do Capital Produtivo, a “imaterializarão” monetária e a potência energética do petróleo maximiza esses dividendos, atribuindo a Arábia Saudita essa carteira preponderante, fazendo com que esses valores se tornem comum, e por ser financeiramente volátil, a sua jurisprudência se torna complexa tanto questão futebolística, cumprindo com o fair-play financeiro, quanto nas transições capitais no geral.
Dessa forma, fica evidente a potência desse novo jogador (player) no esporte mais famoso do mundo, a ideia de fortalecer o país compromete com a forma que de como a nação é visto no cenário internacional.
O futebol se tornou uma ferramenta do capital e de entretenimento (Giulinotti, 1999; Giulinotti, 2002; King, 1995; Redhead, 1997) e Arábia Saudita está sabendo administrar isso, a união da potência financeira com o modelo de projeto torna otimista a ideia de dominação futebolística arábica, tornando um campo de estudo relevante para os dias de hoje e para o futuro das Relações Internacionais e do esporte. A organização da economia especulativa se monstra como prioridade, caso contrário, o montante não terminara tão cedo, afetando o sistema internacional.
Referências:
DOWBOR. Financeirização: Nova Ordem Econômica e Social. 2020
VIMEIRO; QUEIROZ; MALDINI; MARTINS. A Economia Cultural do Futebol Brasileiro no século XXI: Comodificação, Hibridez e Contradições. 2019
SIMÕES, Irlan. Como a Arábia Saudita está comprando o futebol para tentar dominar o mundo e a Copa 2030. GE. 2023
ALVES, Soraia. Os números que fazem da Copa do Mundo no Catar a mais cara da história. Época Negócios. 2022
IGGOR, Jorge. Canal do Jorge Iggor. Neymar: Sempre a mesma coisa. Youtube, 5 de Agosto de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JQOy2mouhPM&t=351s
