
Pollyana de Carvalho Bernardes – acadêmica do 8° semestre de Relações Internacionais da Unama
Assim como alguns países possuem marcas atrativas que remetem aos seus territórios, o Brasil se caracteriza como o “País do Futebol”, e não por acaso é campeão de 5 Copas do Mundo de Futebol masculino. Com a internacionalização das cores brasileiras, não somente pelo futebol, mas principalmente através dos uniformes, a tendência “Brazilcore” surge alimentando diversos aspectos distantes da realidade brasileira (CNN, 2022).
A partir da ascensão nas relações internacionais, o Brasil garante destaque em agendas ambientais, multiculturais, políticas e econômicas. Com isso, a moda internacional entra com um papel importante de estímulo sobre tais demandas. A grande questão sobre a onda brasileira no cenário da moda é o fato de surgir como algo inovador a partir de corpos magros e europeus, quando a periferia brasileira já utiliza por vários anos, causando um fenômeno de apropriação sobre as identidades brasileiras.
Durante o governo Bolsonaro, o apoderamento da camisa “brasileira” era símbolo de patriotismo e não podia ser utilizada sem uma perspectiva política por trás, o que levou inúmeros brasileiros contra o governo de Jair Bolsonaro a pararem de utilizar, em virtude da ressignificação fascista que havia se instaurado como forma de repassar uma mensagem ao eleitor ‘patriota’ (Vaz; Jaime. 2019). Não obstante, após a derrota de Bolsonaro nas urnas coincidir com a Copa do Mundo em 2022, a bandeira e as cores brasileiras voltaram a pertencer ao povo, e com isso, a influência midiática iniciou uma desmistificação do verde e amarelo (Braun, 2022).
Influenciadores europeus começaram a utilizar blusas e outras peças que remetem ao Brasil, assim como lojas europeias de Fast-Fashion, à exemplo a Bershka, e até mesmo a Alta-Costura.
Com isso, é preciso pensar em como o futebol, as cores brasileiras, e toda a simbologia por trás possui significados enraizados na cultura periférica do Brasil, e que aos poucos é ressignificada seja para viés político, seja para viés midiático-comercial.
Quando você se apropria de uma estética ou símbolo periférico e modifica tanto pra ser legal apenas em pessoas brancas e padrões, você anula todo o simbolismo existente, deixando invisível quem foram os principais precursores. A periferia tem muita potência de moda e beleza. (Santos, M. CNN, 2022)
Diante disso, é importante perceber como o campo da moda continua sendo elitista ao ponto de submeter influências europeias sobre pontos culturais de tribos urbanas da América Latina, não ocorrendo apenas com o Brasil, mas com outros países que sofreram com a apropriação dos seus elementos culturais ao longo dos anos, como vários casos ocorridos entre o México e grifes como Zara, Ralph Lauren, Carolina Herrera entre outros (Fashion Network, 2019).
REFERÊNCIAS
Leão, Sofia. Belo Horizonte vira estampa de camiseta em rede espanhola de roupas: ‘Melhor cidade’. BHAZ, 2023. Disponível em:
https://bhaz.com.br/noticias/bh/belo-horizonte-estampa-camiseta-rede-espanhola-roupas/. Acesso em 30 ago 2023.
Braun, Julia. ‘Resgatar o orgulho de ser brasileiro’: o movimento para ressignificar o verde e amarelo antes da eleição e da Copa. BBC News Brasil, 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63069515 . Acesso em: 30 ago 2023
Filardi, Isabela. Brazilcore: estilo que sempre foi marca da periferia vira tendência de moda na Copa. CNN Brasil, 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/brazilcore-estilo-que-sempre-foi-marca-na-periferia-vira-tendencia-de-moda-na-copa/ . Acesso em: 30 ago 2023.
Vaz, Gabriel; Jaime, Rafael. Bolsonaro: antagonismos em seu próprio governo. 2019. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1961-1.pdf
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63069515 Acesso em: 30 ago 2023
Dariella, Novello. Diretor criativo da Carolina Herrera responde às acusações de plágio feitas pelo governo mexicano. Fashion Network, 2019. Disponível em: https://br.fashionnetwork.com/news/Diretor-criativo-da-carolina-herrera-responde-as-acusacoes-de-plagio-feitas-pelo-governo-mexicano,1109283.html#tweo. Acesso em: 30 ago 2023.

Uau, sem palavras para este artigo! Tão bem trabalhado e elaborado. Quero ver mais artigos e trabalhos publicados da Pollyana Bernardes. Tem um futuro brilhante pela frente.
CurtirCurtir