
Lara Lima (acadêmica do 6º semestre de RI da UNAMA)
Thais Vitória Borges (acadêmica do 6º semestre de RI da UNAMA)
Nas últimas décadas, os estudos de gênero foram ganhando forças dentro de vários campos das ciências sociais, dentre elas, a área de Relações Internacionais. No final da década de 1980, as abordagens feministas começaram a se consolidar como teoria da disciplina de Relações Internacionais, tendo como foco as assimetrias entre homens e mulheres e os impactos para a política mundial (JACKSON; SORENSEN, 2018). Atualmente os estudos de gênero em relação às RI, tem tido uma importante presença e nesta vertente de estudo se destaca a autora Nira Yuval-Davis que pesquisa e escreve sobre nação e feminismo.
Nira Yuval-Davis, é Professora Emérita, feminista socialista israelita diaspórica, é membro fundador da Women Against Fundamentalismo e da rede internacional de pesquisa sobre Mulheres em Zonas de Conflito Militarizadas. Nira, tem escrito amplamente sobre nacionalismos de gênero e incorpora em seus estudos literaturas atuais sobre o tema e estuda também outros assuntos como racismos, fundamentalismos, cidadanias, identidades, pertencimento, fronteiras, Interseccionalidade, etc. (SOAS, 2023).
Dentre suas obras, vale destacar Gender and Nation (1997), que tem como objetivo apresentar uma visão geral da literatura teórica recente sobre gênero, nação e nacionalismo. Nesse sentindo, a autora expõe discussões desde a reprodução biológica até a cultural da nação, e sublinha ao decorrer das páginas a importância de evitar a colocação das mulheres numa categoria abrangente de “mulher”, uma vez que não consideram as diferenças significativas entre elas, também alude sobre a direção que uma política feminista pode tomar para sair do enigma pós-moderno (DAVIS, 1997).
Partindo de um olhar desconstrutivista, em Gender and Nation, Davis inicia seu debate afirmando que a entrada das mulheres na arena nacional, enquanto reprodutoras culturais e biológicas, assim como transmissoras de valores, redefiniu o conteúdo e barreiras de etnicidade e da própria nação. De fato, as mulheres, tendo esse papel de construção e reprodução sempre estiveram dentro desta arena nacional, no entanto a inclusão das mulheres nos discursos analíticos acerca de nações e nacionalismo ainda foi pouco explorada. Com isto, tal obra foca em promover tal projeto analítico, compreendendo a nação e o nacionalismo pela examinação sistemática das relações de gênero (DAVIS, 1997).
No que tange à questão da reprodução biológica de uma nação, Davis aponta que a luta pelos direitos reprodutivos das mulheres está no centro das pautas feministas desde o início do movimento. A maioria das discussões acerca desses direitos estão voltadas nos efeitos da existência ou ausência desses direitos sobre as mulheres como indivíduos, não obstante, são debates que questionam os efeitos desses direitos não só na saúde da mulher, mas como estes reverberam em suas carreiras e oportunidades, e também sua vida familiar (DAVIS, 1997).
A partir disso, a autora alega que frequentemente as pressões sobre uma mulher ter ou não filhos parte não de uma relação individual, mas sim como estas sendo membros de uma específica coletividade nacional. Tendo isso em vista, portanto, qualquer discussão acerca dos direitos reprodutivos femininos que não leve em conta a dimensão nacional é deficiente; e de maneira macro, qualquer debate, seja nacional ou internacional, sobre políticas de desenvolvimento, economia ou bem-estar são insuficientes se não considerar a questão do gênero como ponto relevante (DAVIS, 1997).
Com isto, sendo pioneira nos estudos de gênero e nacionalismo, Davis aborda a questão do nacionalismo como este sendo sensível ao gênero, etnia e outras formas de diversidade. Colaborando para a discussão da dupla relação de como as mulheres são afetadas e afetam os processos nacionais e étnicos, estes que reverberam também nas dinâmicas internacionais.
Referências:
JACKSON, Robert; SORENSEN, Georg. Introdução às relações internacionais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2018.
SOAS UNIVERSITY OF LONDON (Org.). Professor Nira Yuval-Davis. 2022. Disponível em: <https://www.soas.ac.uk/about/nira-yuval-davis>. Acesso em: 28 out. 2023.
YUVAL-DAVIS, Nira. Gender and Nation. Women, ethnicity and nationalism: The politics of transition, p. 23-35, 1997.
