Julia Castro, acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais

Ficha Técnica:

Ano: 2008

Diretor (a): Andrew Stanton

Distribuidora: Walt Disney Pictures

Gênero: Ficção Científica, Aventura

Países de origem: Estados Unidos

Vencedor de diversos prêmios cinematográficos e aclamado pela crítica, a animação conta a história de um robô chamado WALL-E, criado no ano de 2100 para limpar a Terra, coberta por lixo. Ele se apaixona por outro robô, chamado EVE, que tem a missão de encontrar alguma forma de vida na superfície do planeta Terra. Quando uma espaçonave chega para resgatá-la, Wall-E se agarra à superfície exterior do foguete e segue para o espaço, em uma aventura que irá mudar seu destino e o destino da humanidade.

A trama se passa no século 29, época em que o Planeta Terra está abandonado e coberto por lixo, resultado de décadas de consumismo em massa, agravado pela maior empresa do planeta, Buy-n-Large (BnL). Para resolver a situação, a BnL decide enviar toda a população mundial para uma estação espacial chamada Axiom, com o objetivo de passarem apenas cinco anos no espaço e que voltassem para a Terra, assim que esta estivesse limpa e habitável novamente, entretanto, devido à alta toxicidade do ar na terra, a humanidade permanece no espaço indefinidamente. Nesse período, a limpeza na terra é feita por robôs denominados Wall-E, mas que acabam se deteriorando com o tempo, restando apenas um Wall-E, que continua juntando enormes pilhas de lixo e colecionando objetos os quais humanos deixaram pra trás.

Um dia, chega EVE (Eva), um robô explorador e avançado enviado pela nave da BnL, com a missão de detectar alguma forma de vida na terra. WALL-E se apaixona por Eva, que, aos poucos, se torna amiga dele. Quando ele a leva ao seu depósito e lhe mostra uma planta, Eva entra em modo de espera (diretriz), aguardando um sinal de recolhimento para a nave. Quando a nave chega para resgatá-la, Wall-e se agarra à superfície exterior do foguete e parte para a Axiom. Na nave, o robô tem uma surpresa ao ver que os humanos não são da forma como ele imaginava, sendo totalmente dependentes dos sistemas automáticos da nave, sofrendo de obesidade mórbida e controlados a todo o momento. Enquanto ele corre atrás de resgatar o seu amor, Eva vai fazer de tudo para provar aos humanos que a Terra ainda merece uma chance.

O longa-metragem mostra as consequências da cultura de massas e do consumismo desenfreado, se relacionando diretamente com a teoria crítica das relações internacionais, em especial com o movimento da Escola de Frankfurt. O conceito de “indústria cultural”, formado pelos pensadores Adorno e Horkheimer, evidencia como a cultura e os meios de comunicação são utilizados para moldar comportamentos, pensamentos e atitudes, de acordo com interesses de grandes indústrias, resultando em hábitos de consumo exorbitantes (ADORNO e HORKHEIMER, 1985). No filme, a BnL aparece como uma representação dessa cultura de massas, manipulando toda a sociedade a seguir padrões de vida, sem deixar que questionem o quão nocivos podem ser esses padrões.

Em suma, a obra cinematográfica estampa as consequências da degradação ecológica no antropoceno em decorrência do consumo excessivo, servindo de alerta para conscientizar pessoas de todas as idades sobre a importância de preservarmos a natureza. Por conseguinte, apesar do filme se passar em um futuro distópico, apresenta semelhanças assustadoras com a realidade atual.

REFERÊNCIAS:

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

CABRAL, João Francisco Pereira. “Conceito de Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/cultura/industria-cultural.htm.

DIAS, Ana Carolina. A teoria crítica e a animação Wall-e. 2019. Disponível em: https://medium.com/teorias-comunicacao/a-teoria-cr%C3%ADtica-e-a-anima%C3%A7%C3%A3o-wall-e-cd0ac2506306

MIRANDA, Letícia. Resenha crítica: WALL-E. 2022. Disponível em: http://plone.ufpb.br/petfarmacia/contents/documentos/resenhas-criticas/resenhas-2022/resenha-wall-e-leticia.pdf

Wall-E filme – Trailer, sinopse e horários. Guia Da Semana. 2007. Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/cinema/sinopse/wall-e