
Fabiana Barros, acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais
O passaporte musical dessa semana é sobre o grupo de k-pop que alcançou todos os cantos do mundo por meio da arte, atravessando as barreiras linguísticas e culturais impostas pela indústria cultural do Norte Global, o Seventeen.
Seventeen é um dos maiores grupos no cenário musical da onda coreana e é formado por 13 integrantes. A boyband estreou em 2015 sob a agência de entretenimento Pledis (Chichioco, 2022) e hoje em dia se consolida como uma das maiores representantes da indústria musical sul coreana, visto que, o sucesso vai além das fronteiras de seu país de origem.
No dia 14 de dezembro de 2023, o grupo esteve em Paris, na sede da UNESCO, abreviação de Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para participar do 13º Fórum da Juventude. Junto ao grupo, estavam presentes no evento mais de 500 fãs do Seventeen (Shim, 2023), 173 delegados da juventude e mais 194 representantes dos Estados Membros da UNESCO (Aniftos, 2023).
A boyband foi convidada pela UNESCO por conta do grande alcance do público jovem, para que assim, pudessem abordar pautas como o impacto social das mudanças climáticas, educação e a construção de um futuro melhor para a juventude, dessa forma, o Seventeen se fez presente para fomentar o diálogo e servir como representantes das vozes de milhares de jovens ao redor do mundo (UNESCO, 2023). Além disso, também foi dito que a escolha pelo Seventeen se dava pelas mensagens de solidariedade, empatia e compaixão que o grupo ressoa por meio das músicas (UNESCO, 2023), elementos que compactuam com o intuito da UNESCO de somar a arte ao ativismo (UNESCO, 2023).
Em meio aos discursos, um dos integrantes do Seventeen, Joshua, citou a campanha #GoingTogether lançada em 2022 em parceria do grupo com a Comissão Nacional Coreana para a UNESCO, para a promoção da educação. Tal ação conquistou a atenção da UNESCO, o que possibilitou a expansão da campanha para uma escala global (Shim, 2023). Da expansão em diante, os colegas de banda planejam investir em infraestrutura educacional nos países em desenvolvimento, a exemplo disso, tem-se a escola construída no Malawi por meio dos fundos arrecadados pelo Seventeen ao longo das atividades promocionais, disse Joshua (UNESCO, 2023).
Partindo de um ponto de vista teórico das Relações Internacionais, é possível enxergar paralelos entre o grupo Seventeen e a teoria pós-colonial das RI, uma vez que, segundo Spivak (2010 apud Leite, 2019), intelectual indiana referência na área de estudos pós-coloniais, em sua obra “Pode o subalterno falar?” (2010) é feito o questionamento de forma figurada, se as camadas da sociedade que se deparam com a falta de representação, ou seja, “subalternidade”, são realmente ouvidas e compreendidas no que diz respeito a sua própria realidade, assim, sendo por vezes silenciadas por quem diz representá-las.
De tal maneira, ao comparecer ao Fórum da Juventude da UNESCO e falar de suas origens para milhares de telespectadores, o Seventeen toma posse de suas próprias narrativas e propõe também projetos que incentivam a educação em locais denominados como Norte Global, para que assim, o julgado “subalterno” possa falar por si mesmo.
Logo, entende-se que o espaço ocupado pelo Seventeen é de suma importância para enriquecer os debates relevantes na sociedade por meio do empoderamento das vozes da juventude que por muito tempo tem sido invisibilizadas.
REFERÊNCIAS
ANIFTOS, R. SEVENTEEN Gives Inspiring Speech on “Positive Change,” Performs Medley of Hits at UNESCO Youth Forum. Disponível em: <https://www.billboard.com/music/music-news/seventeen-speech-performance-unes,co-youth-forum-1235473986/>.
CHICHIOCO, I. Say the name – Seventeen and its worldwide influence | The Daily Nexus. Disponível em: <https://dailynexus.com/2022-09-22/say-the-name-seventeen-and-its-worldwide-influence/>.
LEITE, M. L. DOS S. Pensamento Pós-Colonial e a Problemática da Representação das Vozes Subalternas. Revista Cronos, v. 20, n. 1, p. 158–162, 16 mar. 2020.
SEVENTEEN Session at the 13th UNESCO Youth Forum. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/articles/seventeen-session-13th-unesco-youth-forum>.
SHIM, S. Seventeen delivers message of solidarity, hope to young people at UNESCO forum. Disponível em: <https://en.yna.co.kr/view/AEN20231115003000315>. Acesso em: 6 dez. 2023.UNESCO.
SEVENTEEN and Youth: Music performances, messages, and SEVENTEEN’s engagement with youth. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N_iF-xmz-bs>. Acesso em: 6 dez. 2023.
