Brenna da Silva Dias 

acadêmica do 6º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Responsável por representar a comunidade LGBTQ nos cinemas asiáticos na década de 80, Leslie Cheung foi um ator e cantor de enorme sucesso.

Nascido em Hong Kong em 12 de setembro de 1956, Leslie Cheung Kwok-Wing era filho de alfaiates e o mais novo entre 10 irmãos. Durante a juventude desejava seguir a carreira de seus pais e acabou por entrar no curso de gestão têxtil na Universidade de Leeds no Reino Unido. Em 1977, Leslie estreou no programa de canto realizado pela Asia Television/ATV (na época, Rediffusion Television/RTV), ele ficou em segundo lugar no concurso ao cantar a música American Pie, do cantor e compositor estadunidense Don McLean.

A partir de sua estreia, Cheung adentrou no mundo da música lançando diversos álbuns, mas foi apenas em 1983 com o álbum  風繼續吹 (Wind Blows On) que suas músicas começaram a fazer mais sucesso nas rádios de Hong Kong, e sua música Mônica, de 1984, se tornou um hit e foi considerada a “Música do Século” de Hong Kong. A partir dali, Cheung ganhou inúmeros prêmios, incluindo os de “Artista mais Popular” no Jade Solid Gold Best Ten Music Awards por dois anos consecutivos, 1988 e 1989.

Leslie também foi um dos primeiros ídolos de Hong Kong a estrelar vários comerciais de TV, se tornando referência de beleza masculina asiática até os dias atuais. Ele chegou a ser citado em várias séries, como em “Reply”, de 1994.

Visto a grande fama que Leslie possuía no meio musical, não demorou para que o mundo no mundo do cinema ele também fosse um grande sucesso. Sua atuação impecável em “Adeus, minha concubina”, onde ele interpreta um ator de ópera de Pequim apaixonado pelo amigo de infância, rendeu ao filme a Palma de Ouro do Festival de Cannes e duas indicações ao Oscar. Apesar do sucesso, o filme foi banido da China por abordar a homossexualidade.

Na década de 90, Leslie se declara abertamente bissexual, o que trouxe uma serie de boicotes para sua vida profissional e uma massiva onda de odio para o artista. 

Outro filme de enorme sucesso estrelado por Cheung foi “Felizes Juntos”, de 1997. Novamente interpretando um personagem que vive um romance homoafetivo (com doses de drama e tango), o filme foi indicado a vários prêmios e Leslie recebeu uma indicação de melhor ator no Golden Horse Film Festival e no Hong Kong Film Awards.

Em 1997, durante um show, Leslie anunciou que estava em um relacionamento com seu amigo de infância Daffy Tong. Ele ganhou prestígio nas comunidades LGBTQIA+ da China, Japão, Taiwan e Hong Kong. O casal se manteve junto por quase 20 anos, até a morte de Leslie em 2003.

É possível relacionar o artista Leslie Cheung com a Teoria Queer das Relações Internacionais. A teoria Queer busca desconstruir conceitos já estabelecidos de Estado, soberania, poder, economia e segurança ao contestar, por instância, a heteronormatividade e as relações conflitivas entre agência pessoal, que consiste na reflexão de cada indivíduo sobre suas ações e estrutura estatal, que corresponde a estrutura de formação de um estado e o funcionamento desta para a manutenção do poder (THIEL, 2017).

Durante sua carreira de 26 anos, de 1977 até sua morte, em 2003, Cheung lançou mais de 40 álbuns de música e apareceu em 56 filmes. 

Leslie faleceu ao pular do 24º andar do Mandarin Oriental Hotel de Hong Kong no dia 1º de abril de 2003, ele tinha 46 anos de idade e deixou uma breve carta afirmando ter sido diagnosticado com depressão. Na carta, ele agradecia ao namorado, à família, aos amigos e à psiquiatra com quem fazia tratamento desde 2002.

Leslie Cheung enfrentou uma cultura que era, em muitos aspectos, conservadora, homofóbica e cruel. Ele foi alvo de perseguição tanto pela mídia quanto pela própria indústria na qual contribuiu de maneira significativa. Muitos voltaram sua atenção apenas em sua sexualidade, negligenciando suas realizações notáveis no cinema e na música. É imprescindível lembrar e valorizar tanto sua história pessoal quanto seu impacto artístico.

REFERÊNCIAS:

JOHNSON, G. Leslie Cheung (Cantor Pop) – Idade, aniversário, biografia, fatos, família, patrimônio líquido, altura e muito mais. ALLFAMOUS Disponível em: <https://allfamous.org/pt/people/leslie-cheung-19560912.html&gt;. Acesso em: 26 dec. 2023.

JOHNSON, G. Leslie Cheung (Cantor Pop) – Idade, aniversário, biografia, fatos, família, patrimônio líquido, altura e muito mais. BUZZFEED Disponível em: <https://allfamous.org/pt/people/leslie-cheung-19560912.html&gt;. Acesso em: 26 dec. 2023.

HIEL, Markus. Queer Theory. In: MCGLICHEY, S.; WALTERS, R.; SCHEINPFLUG, C. (org.) International Relations Theory. Bristol: E-International Relations Publishing, 2017.