
Thaís Carvalho, acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais
Considerada, atualmente, a monarca mais longeva na Europa, Margarida II da Dinamarca anunciou em seu discurso anual de Ano Novo, no dia 31 de dezembro de 2023, que iria abdicar ao trono dinamarquês a favor de seu filho, o príncipe herdeiro Frederico, após 52 anos de reinado.
Nascida em Copenhague, no dia 16 de abril de 1940, Margarida é filha do rei Frederico IX e da rainha consorte Ingrid Margarida, e a ascendeu ao trono em 1972 aos 32 anos, após o falecimento do rei Frederico IX. Sua ascensão ao trono se deu devido a uma emenda constitucional no Ato de Sucessão da Coroa Dinamarquesa, o qual permitiu que as mulheres reais herdassem o trono da Dinamarca.
Margarida II é casada desde 1967 com Henrique de Laborde de Monpezat e mãe de dois filhos: o príncipe herdeiro Frederico e o príncipe Joaquim. A Rainha da Dinamarca é extremamente respeitada e apreciada em seu país por sua inteligência e apreço pela arqueologia, onde participou de diversas escavações na Dinamarca, além de seus talentos artísticos, como designer de cenário para teatro e tradução de variadas obras literárias do francês para o seu idioma natal (Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, 2023).
O sistema político da Dinamarca é uma democracia representativa e monarquia constitucional, possuindo um sistema parlamentar representativo, sendo o chefe de Estado a monarca e o chefe de governo a primeira-ministra. Atualmente, a monarca tem exercido funções estritamente cerimoniais e representativas, e além da Dinamarca, as Ilhas Faroé e a Groenlândia também possuem a monarca como chefe de Estado. Nesse sentido, devido a declaração da Rainha Margarida II no discurso anual, a atual primeira-ministra, Mette Frederiksen, expôs o seu agradecimento à Rainha por seus anos de dedicação e esforços pelo Reino (BBC, 2023).
Apesar de possuir uma grande aprovação da população dinamarquesa, a monarquia dinamarquesa, assim como outras famílias reais, enfrentou dificuldades na atual sociedade, e devido a isso, a família real da Dinamarca reduziu significativamente o número de membros (BBC, 2023). Assim, mesmo a família real modificando constantemente o seu papel na estrutura política do país, tal sistema ainda reforça a desigualdade social e econômica existente entre a população dos Reinos.
Nesse sentido, pode-se analisar o papel da monarquia dinamarquesa e a Rainha Margarida II através da Teoria Crítica das Relações Internacionais, vertente esta que possui como preocupação central a emancipação, buscando expor através de seus estudos a dominação e a desigualdade existente nas relações internacionais, questionando, também, os status quo das estruturas de poder existentes (Castro, 2012).
Assim, segundo o teórico crítico alemão Herbert Marcuse em sua obra “O Homem Unidimensional”, publicada em 1964, onde analisa a sociedade moderna e como as estruturas de poder, políticas e sociais, contribuem para a opressão e a falta de liberdade do indivíduo. Desse modo, sua crítica se estende a sistemas políticos, como a monarquia, que mantém a concentração de poder, mesmo que cerimonial e representativa, a uma elite hereditária, o que pode ser visto através da abdicação de Margarida II ao trono dinamarques no dia 14 de janeiro de 2024, para o seu filho, o príncipe herdeiro Frederico.
Por fim, é inegável que Margarida II da Dinamarca apresenta uma grande influência no continente europeu e nas relações internacionais por suas contribuições intelectuais e por se consagrar como a monarca mais longeva do mundo, porém a sua imagem apenas reforça um sistema representativo que evoca uma concentração de poder nas mãos de uma pequena elite hereditária.
REFERÊNCIAS:
ARAÚJO, Amanda. Uma explanação sobre Teoria Crítica e seus autores. Internacional da Amazônia, 2021. Disponível em: https://internacionaldaamazonia.com/2021/05/21/uma-explanacao-sobre-teoria-critica-e-seus-autores/ . Acesso em: 06 de jan. de 2024.
CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. FUNAG. Brasília, 2012.
DINAMARCA. Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca. Dinamarca Real. Disponível em: https://brasilien.um.dk/pt/sobre-a-dinamarca/dinamarca-real. Acesso em: 07 de jan. de 2024.
MARCUSE, Herbert. O Homem Unidimensional: A ideologia da sociedade industrial. 1 ed. Editora Edipro, 2015.
Rainha da Dinamarca anuncia que deixará trono, em discurso de Ano Novo na TV. BBC NEWS BRASIL, 2023. Disponível em:https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv2lkx4elwno. Acesso em: 07 de jan. de 2024.
