Maysa Lisboa, acadêmica do 5° semestre de Relações Internacionais da Unama

  O Passaporte Musical dessa semana é sobre o rapper, cantor e compositor norte-americano queer, Lil Nas X. O artista utiliza a sua influência na cultura popular de maneira inovadora, desafiando e adaptando normas culturais na indústria musical contemporânea. Em um mundo  digitalmente interconectado, Lil Nas X representa uma nova geração de artistas que estão reconfigurando a paisagem musical e cultural global com sua influência e originalidade.

Montero Lamar Hill, nascido em 1999, em Lithia Springs,Geórgia, iniciou sua carreira musical em 2018, com o lançamento de sua primeira faixa “Shameless” pelo SoundCloud. No entanto, foi em 2019 que alcançou reconhecimento internacional com o single “Old Town Road”, mesclando elementos country e hip-hop. A música tornou-se um fenômeno nas redes sociais, principalmente no TikTok, dominando as paradas musicais em vários países e o remix, que contou com a colaboração de Billy Ray Cyrus, estabeleceu novos recordes de streamings.

Ao longo de sua carreira, Lil Nas X continuou a lançar composições marcantes, incluindo “Panini”, “Rodeo” e “Montero (Call Me By Your Name)”, esta última gerando polêmica devido ao seu conteúdo explícito e ao videoclipe provocativo (Mundo Negro, 2023). Seu álbum “Montero” (2021) explora novas facetas musicais e líricas, consolidando sua reputação como um artista versátil e inovador. 

Apesar de acusações por algumas entidades de ser transfóbico devido a uma caracterização com uma barriga postiça na divulgação de Montero, o artista em seu site e canal no YouTube, lista entidades beneficentes dedicadas a causas LGBTQI+ e relacionadas à justiça e à saúde, para as quais fãs podem efetuar doações (Elle, 2021).

Além de seu impacto musical e cultural, destaca-se por sua presença marcante nas redes sociais. Em 2019, ele falou pela primeira vez sobre sua homossexualidade via Twitter, e aborda frequentemente questões relacionadas à sua identidade e à comunidade que representa nas suas letras e seus videoclipes. Sua abordagem irreverente e inclusiva o posiciona como uma figura influente na interseção entre música, cultura pop e mídia social.

A correlação entre a influência de Lil Nas X na cultura pop e a Teoria da Indústria Cultural, desenvolvida pelos filósofos da Escola de Frankfurt Max Horkheimer e Theodor Adorno, se destaca em sua obra “Dialética do Esclarecimento” (1947), onde critica e examina de maneira complexa como à cultura de massa, a padronização e homogeneização são produzidas, disseminadas e consumidas, mostrando que a arte na sociedade administrada é, em sua quase completude, uma mercadoria e não arte  na sociedade capitalista perdendo a sua autenticidade (NAVARRO, 2018).

Lil Nas X tem desempenhado um papel significativo nas relações internacionais, conectando públicos de diferentes nacionalidades e backgrounds culturais. Sua disposição em explorar temas como identidade, sexualidade e injustiças sociais em suas letras e videoclipes reflete uma consciência crítica em relação à sociedade contemporânea. A presença do rapper nas redes sociais serve como um canal para a transmissão de ideias, tendências e influências, promovendo diálogos interculturais e fortalecendo a interconexão global. 

REFERÊNCIAS:

ADORNO, Theodor W. Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/208/o/ADORNO.pdf?1349568504. Acesso em: 2024.

EL PAÍS. O rapper queer de 21 anos que desafiou a extrema direita norte-americana para chegar ao topo das paradas de sucesso. Disponível em: https://brasil.elpais.com/cultura/2021-04-09/o-rapper-queer-de-21-anos-que-desafiou-a-extrema-direita-norte-americana-para-chegar-ao-topo-das-paradas-de-sucesso.html. Acesso em: 2024.

ESTÚDIO ATLÂNTIDA. Quem é e como surgiu Lil Nas X. Disponível em: http://atl.clicrbs.com.br/estudioatlantida/2022/05/23/18707/. Acesso em: 2024.

ELLE. Cinco fatos sobre Lil Nas X. Disponível em: https://elle.com.br/materia/cinco-fatos-sobre-lil-nas-x#:~:text=O%20rap%3A%20a%20hist%C3%B3ria%20de,o%20que%20faz%20at%C3%A9%20hoje. Acesso em: 2024.

MUNDO NEGRO. Lil Nas X chega ao Brasil e se surpreende com capivaras pela cidade de São Paulo. Disponível em: https://mundonegro.inf.br/lil-nas-x-chega-ao-brasil-e-se-surpreende-com-capivaras-pela-cidade-de-sao-paulo-estou-gritando/#:~:text=Lil%20Nas%20X%20iniciou%20sua,hit%20%E2%80%9COld%20Town%20Road%E2%80%9D.. Acesso em: 2024.

NAVARRO, VINICIUS B. Considerações Acerca da Indústria. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24935/1/Considera%C3%A7%C3%B5esAcercaInd%C3%BAstria.pdf. Acesso em: 2024.

WELCOME TO MONTERO. Baby Registry. Disponível em: https://www.welcometomontero.com/babyregistry/. Acesso em 2024.