
Eduardo Oliveira- Internacionalista formado pela Unama.
Tornando-se referência como projeto de extensão universitário e radiofônico, o Programa Globalizando, projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia, completou, no último dia 19 de março, onze anos de história. O programa é um dos mais longevos dentro da grade de programação da Rádio UNAMA FM, através da qual foram veiculados cerca de 550 programas ao longo de sua existência, até hoje.
A missão do Programa Globalizando é servir à sociedade através da democratização do conhecimento e disseminação de informações confiáveis sobre os mais diversos temas, históricos ou atuais, buscando facilitar a compreensão das temáticas para além da comunidade acadêmica, fora dos muros da universidade.
O projeto é de responsabilidade do Prof. Dr. Mário Tito Barros Almeida, professor do curso de Relações Internacionais da UNAMA e fundador do Globalizando. A produção multissetorial é feita por mais de 40 membros, discentes e egressos do curso de Relações Internacionais, os quais, através da divisão interna em subgrupos especializados, corporificam os três principais produtos: Globalizando Rádio, Globalizando Live e Globalizando News.
Sobre eles, o Globalizando Rádio, o programa principal, é veiculado todos os sábados, às 9h, na Rádio UNAMA FM 105.5. O Globalizando News é veiculado na semana que antecede o Globalizando rádio, informando ao ouvinte as principais notícias da semana, sempre com dicas literárias e cinematográficas, além de oportunidades para a comunidade em geral.
O Globalizando Live é resultado da adaptação do projeto num cenário de alto grau de instabilidade social. Quando a equipe era impossibilitada de se reunir nos estúdios por conta da pandemia da Covid-19, criou-se oficialmente este produto que, além de atingir outros públicos, consegue contar com entrevistados de todo Brasil e mundo devido seu formato online.
Apesar de ser um programa essencialmente radiofônico, o Globalizando está num cenário de convergência com as redes sociais, tornando-se portável e acessível mesmo que o ouvinte não tenha um aparelho de rádio; pode ser escutado a qualquer dia e horário, nas principais plataformas de audio streaming.
A segunda década do globalizando está em construção, estando o projeto se consolidando cada vez mais na universidade e fora dela. Recentemente, adquiriu status de grupo de pesquisa CNPq ligado ao Programa de Pós-graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da UNAMA.
A Universidade da Amazônia completa 50 anos, e com ela, a força da extensão universitária é cada vez mais visível entre os cursos de graduação. O tripé “Pesquisa, ensino e extensão”, além de ser recomendado pela Lei Geral de Diretrizes básicas da Educação, é um compromisso institucional para com o desenvolvimento da sociedade. Os discentes tornam-se a força motriz do desenvolvimento regional e precisam estar cada vez mais preparados para um mercado de trabalho cada vez mais concorrencial.
Ademais, o Programa Globalizando torna-se necessário num mundo cada vez mais marcado pela disseminação de notícias falsas, numa década em que as tecnologias da informação tornaram-se armas para grupos mal-intencionados da sociedade. É dever moral e compromisso social com a garantia de direitos da comunidade.
Os votos são que o Programa Globalizando continue contribuindo para a construção coletiva de um mundo menos desigual, mais respeitador dos direitos humanos, com igualdade racial e de gênero, tendo com principal arma, o conhecimento responsável e de fácil acesso.

Sempre relato que há uma enorme mudança em mim depois que me tornei membra do Globalizando: é um local onde pude canalizar o excesso de energia que sempre tive em produtos científicos, que são produção de conhecimento da Amazônia para um mundo e isso possui um significado muito rico para o meu desenvolvivento pessoal e profissional. Ali dentro entendi como meu trabalho pode e influencia os outros, entendi como me esforçar para um bem maior e não só em prol do meu próprio benefício. É gratificante ver o quão longe o Globalizando caminhou com a ajuda de tantos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
amei a publicação, parabéns edu 👏🏻👏🏻 tenho muito orgulho de fazer parte desse time do globalizando, internacionalistas no epicentro amazônico falando do que mais amam, relações internacionais 💕
CurtirCurtido por 1 pessoa