Maysa Lisboa, acadêmica do 5° semestre de Relações Internacionais

O Passaporte Musical desta semana é sobre um cantor, compositor e produtor musical canadense de R&B e PBR&B, conhecido por suas letras emotivas e melancólicas sobre amor, sexo e drogas, The Weeknd. Sendo um dos artistas mais populares e influentes da música pop contemporânea. Sua música incorpora uma mistura de influências culturais e desafia normas socioculturais, refletindo a interconexão do mundo contemporâneo.

Abel Makkonen Tesfay, filho de etíopes, que imigraram para o Canadá na década de 1980, nasceu em 16 de fevereiro de 1990, em Toronto. Após uma adolescência conturbada, aos 17 anos, decidiu abandonar a escola e sair de casa, durante um fim de semana (Weekend em inglês), dando origem ao seu nome artistico. A grafia foi alterada de “The Weekend” para “The Weeknd” para evitar conflitos de marca registrada com uma banda canadense com o mesmo nome.

Começou sua carreira em 2010, utilizando o nome artístico e lançando suas primeiras músicas na plataforma de músicas SoundCloud e no YouTube. Em 2011 lançou três mixtapes “House of Balloons”, “Thursday” e “Echoes of Silence”, que recebeu elogios da crítica e ganhou uma base de fãs leais, chamou a atenção da indústria musical devido ao seu estilo inovador, que mescla elementos de R&B, soul, hip-hop e eletrônica. Consolidou sua reputação na música pop quando assinou com a Republic Records e lançou o álbum compilatório “Trilogy” em 2012, incluindo faixas remasterizadas e algumas novas. Desde então, lançou vários álbuns de sucesso, como “Kiss Land” (2013), “Beauty Behind the Madness” (2015) e “Starboy” (2016), recebeu o Juno Award do Canadá como Artista do Ano pelo segundo ano consecutivo, além de outros quatro Junos, incluindo Álbum do Ano. Ele também ganhou o Grammy de Melhor Performance de R&B por “Earned It”, enquanto “Beauty Behind the Madness” levou o prêmio de Melhor Álbum Urbano Contemporâneo (JUNOAWARDS, 2024).

Em 2018, surpreendeu os fãs com o EP “My Dear Melancholy”, que alcançou o topo das paradas nos EUA. seu álbum “After Hours” (2020), apresentou hits como “Blinding Lights”. Em 2021, The Weeknd se apresentou no show do intervalo do Super Bowl, alcançando um dos momentos mais destacados de sua carreira e no ano seguinte, foi lançado “Dawn FM”, e contou com a narração de Jim Carrey. Este álbum mostrou a contínua evolução e versatilidade artística do cantor, consolidando ainda mais sua posição como uma das figuras proeminentes da música contemporânea (Britannica, 2024).

Além da música, o cantor tem demonstrado um forte compromisso com causas sociais e humanitárias ao longo de sua carreira, se envolveu em diversas iniciativas filantrópicas, incluindo doações significativas para ajudar a combater a fome e apoiar comunidades necessitadas. Em 2021 doou 1 milhão de dólares para ajudar a erradicar a fome na Etiópia, por meio do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, também se comprometeu a doar parte dos lucros de sua turnê global para o Fundo Humanitário XO (WORLD FOOD PROGRAMME, 2024). Tesfaye, foi Embaixador da Boa Vontade do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM), doou 2,5 milhões de dólares do seu Fundo Humanitário XO para os esforços de resposta humanitária do PAM em Gaza. Essa doação irá alimentar mais de 173 mil palestinos por duas semanas.

Em reconhecimento ao seu compromisso de longa data com causas de caridade, foi honrado com o prêmio Allan Slaight Humanitarian Spirit Award em 2022. O prêmio, concedido anualmente a artistas canadenses em reconhecimento ao ativismo social e apoio a causas humanitárias. Suas doações generosas, que ultrapassam os US$83 milhões ao longo dos anos, demonstram seu comprometimento em beneficiar programas educacionais, organizações de caridade internacionais e esforços de combate à fome (BILLBOARD, 2022).

Ao relacionar a obra “The Wretched of the Earth” do teórico Frantz Fanon com o artista The Weeknd, podemos ver como sua música e seu ativismo refletem e contribuem para as preocupações levantadas por Fanon sobre a conscientização, resistência, solidariedade global, descolonização, e a luta contra as estruturas de poder opressivas em um mundo pós-colonial. Como um artista de ascendência etíope, aborda temas de identidade, alienação e luta social em suas músicas, enquanto seu compromisso com causas humanitárias ecoa as preocupações de Fanon com a justiça social e a libertação dos oprimidos. Essa conexão nos lembra da importância contínua da conscientização e da luta contra as injustiças em um mundo pós-colonial.

Referências:

ANTENA 1. The Weeknd. Disponível em: https://www.antena1.com.br/artistas/the-weeknd. Acesso em: 02 de abr. de 2024.

LAST.FM. The Weeknd. Disponível em: https://www.last.fm/pt/music/The+Weeknd/+wiki. Acesso em: 02 de abr. de 2024.

JUNO AWARDS. The Weeknd’s Decade of Dominance. Disponível em: https://junoawards.ca/blog/the-weeknds-decade-of-dominance/. Acesso em: 02 de abr. de 2024.

VIDA E OBRA. The Weeknd. Disponível em: https://vidaeobra.de/the-weeknd/. Acesso em: [data de acesso].BRITANNICA. The Weeknd. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/the-Weeknd. Acesso em: 02 de abr. de 2024.

TENHO MAIS DISCOS QUE AMIGOS. The Weeknd faz doação para combate à fome na Etiópia. Disponível em: https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2021/04/05/the-weeknd-doacao-fome-etiopia/. Acesso em: 02 de abr. de 2024.

WORLD FOOD PROGRAMME. GWA: Abel “The Weeknd” Tesfaye donates meals to Gaza. Disponível em: https://www.wfp.org/support-us/stories/gwa-abel-weeknd-tesfaye-donates-meals-gaza. Acesso em: 02 de abr. de 2024.

BILLBOARD. The Weeknd to Receive 2022 Allan Slaight Humanitarian Award for Social Activism. Disponível em: https://www.billboard.com/music/rb-hip-hop/the-weeknd-2022-allan-slaight-humanitarian-award-social-activism-1235187435/. Acesso em: 02 de abr. de 2024.

FANON, Frantz. The Wretched of the Earth. Disponível em: https://monoskop.org/images/6/6b/Fanon_Frantz_The_Wretched_of_the_Earth_1963.pdf.com. Acesso em: 02 de abr. de 2024.