Por Pedro Icaro Paes Macedo, acadêmico do 3º semestre de Relações Internacionais na UNAMA.

Melissa Barrera Martínez, nascida em 4 de julho de 1990 em Monterrey, México, é uma talentosa atriz, cantora e produtora. Ela conta que desde criança, sua primeira paixão foi o teatro musical, e logo começou a atuar em musicais estudantis ainda em sua juventude. Barrera estudou Teatro Musical na New York University, e enquanto estava lá, fez sua primeira aparição na TV no reality show de canto La Academia em 2011. Após isso, sua carreira começou em 2012 ao atuar no filme L for Leisure (2012), e participar de novelas mexicanas como La Mujer de Judas (2012) e La Otra cara del alma (2013). Aos 24 anos, Barrera adquiriu seu primeiro papel como protagonista, interpretando a personagem Olvido Pérez na novela Siempre tuya acapulco. (Rotten Tomatoes, s.d.)

Nos anos seguintes, Barrera atuou em diversos projetos mexicanos e integrou no elenco de uma serie espanhola da Netflix chamada Club de Cuervos. Além disso, ela também protagonizou a serie Vida, Lyn. A atriz ganhou muito destaque em 2021 após ser escalada para interpretar Samantha Carpenter, a protagonista do quinto filme da  icônica franquia Pânico, onde contracenou com grandes nomes como Neve Campbell e Courtney Cox. Barrera foi bastante aclamada e reprisou esse papel em Pânico 6 (2023). Após ser reconhecida internacionalmente como Samantha Carpenter pela franquia Pânico, Melissa integrou em diversos outros projetos, sendo mais recente o longa metragem “Abigail” que ainda está disponível nos cinemas. (Rotten Tomatoes, s.d.)

Melissa é uma excelente atriz e começou a receber muito reconhecimento desde então, ela recebeu 7 indicações e 2 prêmios. Em 2022 Barrera recebeu 4 indicações por sua atuação no longa “Em um bairro de Nova York” (2021), sendo eles de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical, na categoria Canção -, na categoria Performance em Tela por sua participação nesse filme também, na categoria Melhor Casal na Tela por sua química com Anthony Ramos, e foi indicada na principal categoria como Melhor Atriz. Já em 2023, a atriz foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz – Drama (Televisão) por sua performance na minissérie “Respire!” (2022) da Netflix, foi Vencedora do Prêmio STARmeter como Favorita dos Fãs em 2022. E por fim foi indicada como Melhor Atriz Principal por sua performance em “Pânico 6”. (IMDb, s.d.)

Em 2023 Melissa Barrera deu uma entrevista a RollingStone e falou sobre a dificuldade que atores e atrizes latinos enfrentam em Hollywood. A atriz comenta que na industria de Hollywood, a maioria dos latinos só recebem oportunidades para interpretar imigrantes, para contar apenas historias dramáticas, violentas, tristes e deprimentes. Ademais, ela conta que os personagens latinos são diversas vezes muito estereotipados, e por isso ela pede para darem uma chance ao filme “Carmen” estrelado por ela. Barrera argumenta que o filme é complexo e foge dos estereótipos, “é um filme lindo e esperançoso”. (Rolling Stone, 2023.)

Melissa é reconhecida por sempre se posicionar politicamente, ela usa suas redes sociais para conscientização e defesa de questões importantes. Quando o conflito entre Israel e Palestina eclodiu em 2023, Melissa Barrera expressou solidariedade à Palestina em suas redes sociais, descrevendo as ações de Israel como cometendo “genocídio” e “matando brutalmente palestinos inocentes, mães e crianças, sob o pretexto de destruir o Hamas”. Ela também condenou o antissemitismo e a islamofobia, comprometendo-se a continuar abordando o conflito. Em novembro de 2023, Melissa foi desligada da produção do longa “Pânico 7” devido ao seu apoio público à resistência Palestina contra o genocídio perpetuado por Israel. A atriz deixou claro que não se arrepende de se manifestar em sua plataforma e que irá continuar se posicionando. Além disso, a atriz também compartilhou em sua plataforma informações e um QR Code para doações com o intuito de dar suporte às famílias desabrigadas que estão sofrendo com as enchentes no Rio Grande do Sul. (BBC, 2023.)

Em vista disso, podemos relacionar as ações de Melissa Barrera que defendeu a Palestina no conflito de Israel, pediu ajuda ao Rio Grande do Sul e luta pela representatividade latina em Hollywood ao pensamento “People Count” abordado pelo filósofo James N. Rosenau. A obra “People Count! Networked Individuals in Global Politics” (2008) de James N. Rosenau destaca a crescente importância das pessoas como indivíduos em rede nos assuntos globais. Ele argumenta que à medida que o mundo se torna mais complexo, as pessoas desempenham papéis centrais em suas famílias, comunidades e sociedades, incluindo o mundo em geral. A perspectiva de Melissa Barrera, ao usar sua plataforma para defender a Palestina e criticar as ações de Israel, exemplifica como indivíduos podem influenciar questões globais e expressar preocupações humanitárias. A visão de Barrera sobre o conflito Israel-Palestina reflete a ideia de que indivíduos importam e podem impactar a política internacional. A atriz usa sua voz para promover a paz, os direitos humanos e a coexistência, alinhando-se com o espírito do pensamento “People Count!”. Portanto, as atitudes de Melissa Barrera ilustram como indivíduos podem fazer a diferença em questões globais, mesmo quando enfrentam consequências pessoais. (Rosenau, 2008.)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Melissa Barrera. Rotten Tomatoes, s.d. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/celebrity/melissa_barrera Acesso em: 12/05/2024

Melissa Barrera. IMDb, s.d. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm4574440/awards/ Acesso em: 12/05/2024

Melissa Barrera, de Pânico, sobre latinos em Hollywood: ‘Maioria das oportunidades é interpretar imigrantes’. Rolling Stone Brasil, 2023. Disponível em: https://rollingstone.uol.com.br/entretenimento/melissa-barrera-de-panico-sobre-latinos-em-hollywood-maioria-das-oportunidades-e-interpretar-imigrantes/ Acesso em: 12/05/2024

MCLNTOSH, Steven. Melissa Barrera: Actress fired from Scream 7 over Israel-Gaza posts. BBC, 23 de Novembro de 2023.

ROSENAU, James. People Count! Networked Individuals in Global Politics. Boulder, CO: Paradigm Publishers. 2008.