
Gabriela Vaz, acadêmica do 1° semestre de Relações Internacionais da Unama
O Passaporte Musical desta semana é sobre um cantor, compositor e músico canadense-americano, Grandson. Seu estilo musical possui um diferencial ao mesclar hip-hop, rock alternativo, pop-rock e eletrônico, com canções que abordam críticas sociais, relações amorosas, seus sentimentos pessoais e confissões familiares. Suas músicas transmitem mensagens que conectam os seus fãs e ouvintes em geral, seja pela concordância de opiniões sobre os problemas sociais, como também, a identificação das sensações apresentadas nas composições. Assim, o cantor expõe e defende causas através das suas letras, redes sociais e participando de protestos.
Jordan Edward Benjamin nasceu em 25 de outubro de 1993, no estado de New Jersey, EUA. Porém, o artista cresceu em Toronto, no Canadá, e durante a sua adolescência lutou contra a ansiedade, depressão e o consumo de drogas. No decorrer de seu ensino médio na “Northern Secondary School” descobriu a escrita criativa que lhe ajudou e foi onde pôde expressar as suas emoções em composições e cantá-las.
Após se formar, ingressou em Artes e Educação na “McGill University” com objetivo de tornar-se professor e também foi integrante do grupo musical “McGill Effusion A Capella”. Ele relata que teve muitos aprendizados com o grupo em relação a melhora na sua forma de cantar. Após um tempo, o cantor não sentia pertencimento naquele curso da instituição e tomou a decisão de se transferir a “Concordia University” para estudar Comunicação. A sua permanência na nova universidade não durou muito, pois decidiu seguir a carreira musical em Los Angeles, local onde Benjamin adotou o nome artístico, Grandson.
Em 2016 aconteceu o primeiro lançamento com o single “Bills”, o qual chamou atenção pela combinação de vários estilos musicais. No ano seguinte a canção “Blood // Water”, chegou no top 40 da BillBoard (revista especializada em informações sobre a indústria da música). Diante disso, o reconhecimento de Grandson aumentava cada vez mais. Ele publicou em 2018 “Thoughts & Prayers”, apoiando o movimento de desarmamento que ocorreu nos Estados Unidos e que foi amplamente utilizado em protestos. Além disso, o seu primeiro álbum “A Modern Tragedy, Vol.1” (2018), aborda em quatro das cinco músicas, problemas sociais presentes nos EUA.
O artista lançou o álbum “Death of An Optimist” (2020), vacinou-se e em seguida abriu várias turnês para grandes artistas. Posteriormente, ele viu-se em um limbo, porque muitas pessoas não o reconheciam e o que a sua música representava. Essa nova visão prejudicou a sua saúde mental, ocasionando um estado de esgotamento. Mesmo assim, começou a trabalhar no segundo álbum “I Love You, I’m Trying” e as reflexões sobre o futuro da sua carreira, originaram em escrever um álbum em que ele precisava ouvir. Nesse mesmo ano, Grandson estava compondo o single “Rain” para a obra cinematográfica “O Esquadrão Suicida” (2021) e que foi gravada juntamente com Jessie Reyes. Além disso, a sua música “Oh no” (2019) também fez parte da chamada dos personagens do filme.
A correlação entre Jordan Edward Benjamin e o campo das Relações Internacionais, acontece por meio da perspectiva do filósofo Arthur Schopenhauer, em sua obra “O Mundo como vontade e representação”, publicada em 1819. Ao longo do livro, o filósofo vê a arte no geral como uma manifestação da vontade e a música, fazendo parte desse meio, expressa a vontade interna do cantor (MENEGASSO, A; ALMEIDA, R, 2021).
Grandson, como um compositor e cantor, utiliza esse instrumento para revelar suas opiniões acerca de problemas sociais e políticos. Desemprego, ganância, corrupção, racismo, guerras e brutalidade policial são temas que aparecem em suas canções. Logo, percebe-se como a música tem um papel importante na difusão de ideias e informações, provocando um vínculo entre indivíduos que compactuam com os mesmos valores.
Referências:
AFONSO MENEGASSO, André. MIRANDA DE ALMEIDA, Rogério. A música na filosofia de Schopenhauer. Helleniká – Revista cultural, FASBAM, v. 3, n. 3, p.39-60, 2021. Disponível em: https://fasbam.edu.br/pesquisa/periodicos/index.php/hellenika/article/view/314. Acesso em: 11 maio de 2024.
KERRANG. Grandson: “I felt like the only way to be taken seriously as a songwriter was to sacrifice part of your health or sanity”. Disponível em: https://www.kerrang.com/grandson-jordan-benjamin-interview-new-album-politics-personal-i-love-you-im-trying. Acesso em: 10 maio de 2024. WILKES, Emma.
LASTFM. Grandson. Disponível em: https://www.last.fm/pt/music/grandson/+wiki. Acesso em: 10 maio de 2024.
PAPELPOP. Grandson e Jessie Reyes estreiam explosiva faixa para a trilha sonora de “O Esquadrão Suicida”; ouça “Rain”. Disponível em: https://www.papelpop.com/2021/07/grandson-e-jessie-reyes-estreiam-explosiva-faixa-para-a-trilha-de-o-esquadrao-suicida-ouca-rain/. Acesso em: 11 maio de 2024. ARAUJO, Guilherme.
THEBULL&BEAR. Meet Grandson: the McGill drop-out making it in the music business, involved with the recent naked Trump statues. Disponível em: https://bullandbearmcgill.com/meet-grandson-mcgill-drop-making-music-business-involved-recent-naked-trump-statues/. Acesso em: 10 maio de 2024.
BUTZ-WEIDNER, Benjamin. UNIVERSO42. Conheça Grandson: rock, hip-hop, eletrônico e política. Disponível em: https://u42.com.br/conheca-grandson-rock-hip-hop-eletronico-e-politica/. Acesso em: 10 maio de 2024.
