
Tiago Callejon Santos – internacionalista formado em Relações Interncinaonais pela Unama
No dia de hoje, isto é, dia 02 de Junho de 2024 está previsto para acontecer e finalizar as eleições presidenciais no México, sendo especulado como a maior eleição presidencial do México (MATTOS, 2024). Naturalmente, esta é uma das temáticas mais importantes em caráter doméstico e internacional de uma nação pois trata-se, sobretudo, da permanência ou da alteração do poder administrativo e executivo de um país que passará a ser exercido por outros indivíduos, partidos e ideologias políticas e, portanto, de uma nova manifestação ao exercício do poder político que este novo indivíduo há de aplicar na referida função.
A novidade para estas eleições, até o presente momento, refere-se ao fato que a disputa pela presidência está sendo desencadeado o seu favoritismo para duas candidatas a assumirem a presidência do México, sendo elas as pessoas de Claudia Sheinbaum e Xóchitl Gálvez.
Tal fenomenologia é extremamente importante para a história do país, pois com a disputa à presidência sendo incorporada por duas mulheres e sendo confirmado este favoritismo das candidatas, o México terá uma primeira mulher a exercer a presidência do país na sua história. Atualmente, o favoritismo está pendurado para o lado de Claudia Sheinbaum, que além de ser a primeira mulher potencialmente eleita à presidência do seu país, também será a primeira com herança judaica a vir a assumir esse cargo (ESQUIVEL, SANGAL; 2024).
O resultado dessas eleições são extremamente fulcrais para o México, pois eles não reverberam apenas na escolha de um novo presidente ao cargo, mas também se deve ao fato de que o calendário eleitoral mexicano previsto para este ano e para estas eleições será importante para fazer da manutenção de 20 mil postos nacionais e cargos públicos respectivos às dinâmicas de eleições do México, interferindo tanto nas escalas regionais e estaduais, quanto na escala doméstica inteira por si mesma (CNN Brasil, 2024).
Ademais a isto, a eleição de Sheinbaum vai incorporar algumas medidas de governo que foram trazidos ou estabelecidos por governos anteriores, sobretudo no período de governo de López Obrador. Afinal, a recomendação política e partidária de Sheinbaum veio do próprio ex-presidente, caracterizando, em certa medida, uma continuidade na forma de se pensar a política no México.
Conforme Aditi Sangal (2024) e Karen Esquivel (2024), alguma das principais promessas de campanha de Sheinbaum são: a continuação das bolsas de López Obrador para os idosos, bolsas de estudo para mais de 12 milhões de estudantes, a consolidação de uma Guarda Nacional nas temáticas de Segurança Nacional do país e, por fim, conceder fertilizantes gratuitos para pequenos agricultores agrícolas do país, a fim de fomentar a economia agro-exportadora e poder suprir as necessidades dos pequenos agricultores.
Essas especificações são importantes serem destacadas porque há duas temáticas de maior importância quando discutidas no México, sendo elas a Segurança e a migração, principalmente a temática da segurança porque os indíces de homicídios do México estão elevados, com picos em 2019, e com o aumento constante destes números até o presente momento, então a incorporação da Guarda Nacional seria para efetivar meios práticos e seguros para melhorar o quadro de segurança nacional do país (ESQUIVEL, SANGAL; 2024).
Deste modo, portanto, observa-se que as eleições presidenciais do México de 2024 irão configurar um marco importante para a história do país, obviamente que, em primeira instância. pelo fato de uma mulher alançar o maior posto executivo no país na primeira vez na história, mas também por ser um marco importante nas novas dinâmicas de poder e nas novas dinâmicas políticas em caráter doméstico e internacional que a nova presidente há de exercer.
Referências:
ESQUIVEL, Karen; SANGAL, Aditi. México vai às urnas em eleição histórica e pode eleger 1 presidente mulher. CNN News Brasil, 2024, Brasil. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/mexico-vai-as-urnas-em-eleicao-historica-e-pode-eleger-1a-presidente-mulher/
Análise: por que as eleições do México de 2024 são tão importantes. CNN News Brasil, 2024, Brasil. Postado em 24 de maio de 2024. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/analise-por-que-as-eleicoes-do-mexico-de-2024-sao-tao-importantes/
MATTOS, Caio. Eleições no México: Saiba tudo da disputa pela Presidência neste domingo. Crusoé. Postado em 02 de junho de 2024, Brasil. Disponível em https://crusoe.com.br/diario/eleicoes-no-mexico-saiba-tudo-da-disputa-pela-presidencia-neste-domingo/
O que está em jogo na maior eleição da história do México. UOL, Brasil. Postado em 02 de junho de 2024, Brasil. Disponível em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2024/06/02/o-que-esta-em-jogo-na-maior-eleicao-da-historia-do-mexico.htm
