
Antônio Vieira, acadêmico do 2° semestre de Relações Internacionais
Ficha Técnica
Gênero: Suspense, Drama
Duração: 2h 06min
Ano: 2023
Diretor (a): Hirokazu Kore-eda
Distribuição: Imovision
País de origem: Japão
Monster, vencedor do prêmio de melhor roteiro do festival de Cannes de 2023 (UOL, 2023), discute sobre diversos temas relevantes para a sociedade, indo da fragilidade do sistema educacional em resolver problemas como o Bullying até a construção de verdades que estão alinhadas a diversas perspectivas. Demais, o diretor explora também as estruturas sociais e as dinâmicas de poder que permeiam o mundo atual.
O filme começa mostrando um prédio em incêndio, trecho esse que será repetido várias vezes durante o longa como forma de desenvolver o enredo. Durante o desastre, é introduzido a família composta por Minato Mugino (filho) e Saori (mãe). Eles comentam sobre o incêndio, que é visto do apartamento, e em seguida Minato faz um dos comentários mais relevantes da trama: “Se transplantar o cérebro de um porco em um humano, será um humano ou um porco?”. Nesse sentido, ao decorrer do filme, o termo “cérebro de porco” é usado diversas vezes, depois, essa ideia até então estranha é explicada, a qual está baseada em um tipo de preconceito social.
Em seguida, é exposto a mudança repentina de humor do protagonista, que até então está relacionada a perda recente de um familiar, contudo, Saori percebe que há algo além, pois o garoto começa a chegar machucado da escola, futuramente, Mugino relata a ela que o seu professor (Hori) o agride fisicamente e verbalmente, dessa maneira, Saori vai a escola para investigar e tomar medidas contra o agressor de seu filho. À medida que acontece a conversa entre ela, a diretora e os professores da escola, é possível notar como os profissionais tratam a situação de maneira técnica e desumana, o que revolta a mãe. Por fim, a diretora toma a decisão que agrada Saori, no entanto, o professor Hori afirma que o filho dela não é quem ela pensa que é.
Desse modo, por meio da defesa de Hori, o filme introduz um dos pontos mais fortes da narrativa: a presença de diversas perspectivas sobre a situação de Minato. Dentre elas se destaca a influência de seu melhor amigo (Yori) na sua angustia e no comportamento rebelde em sala de aula. Nesse viés, o enredo pode ser analisado seguindo a ideia da relação entre poder e verdade, presente na teoria pós moderna das Relações Internacionais (SARFATI, 2005). Segundo o filosofo Michel Foucault, a verdade é construída e mantida por atores que possuem poder sobre o conhecimento (REZENDE, 2010). No filme é possível analisar como o professor Hori é vítima de autoridades que detém poder, como a administração escolar, que visa manter a sua reputação, ao julgar de modo parcial uma possível agressão ao estudante.
Por outro lado, outra intepretação sobre a crise de Minato, se dá ao bullying que ele sofre em sala de aula, nesse caso, o poder exercido pelos demais alunos sobre o protagonista se dá em virtude de um conhecimento distorcido de preconceito. Assim, se observa que a verdade sobre o caso se encontra constantemente rodeada por uma estrutura de poder. Para o pensador: “O conhecimento não é mera abstração, tentativa de refletir a realidade; é, entretanto, objeto, operacionalização, mecanismo de produção de verdade em um determinado regime de poder” (FOCAULT, 1980).
No mais, Monster é um filme discreto, o que é ótimo porque faz a pessoa que o assiste refletir a todo momento, sendo repleto de analogias e metáforas. Também, conta com uma forte crítica social às relações interpessoais e às instituições, que pode ser bem analisada com base na teoria pós-moderna das Relações Internacionais.
REFERÊNCIAS:
FOCAULT, M. Power/Knowledge: Selected Interviews & Other Writings. Nova York: Pantheon Books, 1980.
RESENDE, Erica Simone Almeida. A crítica pós-moderna/pós-estruturalista nas relações internacionais. Boa Vista: Editora da UFRR, 2010.
SARFATI,Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2005.
UOL. “MONSTER entre os melhores do ano e o cinema brasileiro contemporâneo”. 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/12/06/monster-entre-os-melhores-do-ano-e-o-cinema-brasileiro-contemporaneo.htm. Acesso em: 08 de jul. de 2024.
