
Por Laura de Paulo Coelho, acadêmica do 2º Semestre de Relações Internacionais na Unama
A Amazônia é mundialmente conhecida pela sua biodiversidade e pela sua rica cultura. A região está espalhada por vários países sul-americanos e é essencial para o equilíbrio da biodiversidade mundial e para a conservação da cultura dos povos locais. A região amazônica tem sua própria gastronomia com ingredientes únicos e tradicionais, sendo sua culinária voltada principalmente a frutos e carnes locais, como é o exemplo do açaí, mandioca, camarão e de diversos peixes.
A gastronomia amazônica vai muito além do que apenas receitas e métodos culinários; é uma grande manifestação da identidade cultural de seus habitantes e é um patrimônio imaterial que deve ser valorizado e preservado (Diário oficial do Pará, 2011). Ao longo dos séculos a culinária local se mesclou com a culinária de diversos lugares devido à colonização, por isso, pode-se perceber vários aspectos das culturas portuguesa, espanhola e africana, resultando em uma culinária muito rica que reflete a multiculturalidade da região.
Os frutos exóticos como o cupuaçu, açaí e muruci destacam-se entre uma grande variedade de ingredientes encontrados na região e são muito presentes no dia a dia alimentar das famílias. É possível encontrar também várias ervas e especiarias como o tucupi e o jambu, presentes em vários pratos típicos; o jambu é famoso por causar uma sensação de dormência na boca e está presente no tacacá e na cachaça de jambu, já o tucupi está presente no famoso prato chamado pato no tucupi e também no tacacá.
A música também desempenha um papel importante na divulgação da culinária amazônica. Um exemplo notável é a música “Voando pro Pará”, da cantora Joelma. A música, que celebra o tacacá — prato tradicional feito com tucupi, jambu e camarão — ajudou a popularizar o prato e a cultura culinária amazônica. Com sua letra e batida cativantes, a música chamou a atenção nacional e até internacional para a culinária amazônica, destacando-a como parte vital da identidade cultural da região. A canção atraiu diversos turistas curiosos para experimentar o tacacá e os outros pratos regionais, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo gastronômico da região. Este fluxo de turistas ajuda a ampliar a economia local e promove a cultura da região no Brasil e ao redor do mundo.
Muitos desafios são encontrados para essa culinária única ter ainda mais visibilidade e existem algumas barreiras que devem ser superadas para tornar a culinária amazônica acessível e conservá-la no futuro. Faltam infraestruturas na questão do transporte e do armazenamento de produtos amazônicos; a venda desses produtos em sua forma bruta não pode alcançar mercados nacionais e internacionais devido à logística e à perecibilidade dos alimentos. Por isso, é necessário alocar financiamento para industrialização e para produção de produtos de boa qualidade; isso melhorará significativamente a competição no mercado e aumentará o rendimento nas comunidades locais. Outros pontos incluem a necessidade de melhorar o treinamento e a educação dos amadores e profissionais da culinária local, promover o consumo responsável dos produtos amazônicos e demonstrar o respeito pelas tradições culinárias da região.
A gastronomia amazônica representa um valioso patrimônio cultural e natural, que merece ser valorizado e protegido. Ao reconhecer a relevância da culinária regional para a identidade cultural, o desenvolvimento sustentável local e a preservação da biodiversidade, é possível promover um futuro mais promissor para a Amazônia e suas comunidades. Investir em infraestrutura, agregar valor, promover educação e capacitação, permitirá que a rica diversidade de sabores amazônicos continue a fascinar o mundo nas próximas gerações.
Referências:
BRASIL SABOR. Conheça a gastronomia brasileira através de seus biomas. Abrasel, 2023. Disponível em: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/inscricoes-brasil-sabor/ . Acesso em: 18 jul. 2024.
EXAME. Com ingredientes amazônicos, essas marcas contribuem com o futuro da floresta. Exame, 2024. Disponível em: https://exame.com/arquivo/florestas/. Acesso em: 15 jul. 2024.
PARÁ (Estado). Diário Oficial do Estado do Pará, 16 set. 2011. Comida típica regional é patrimônio cultural do Pará. Disponível em: https://www.ioepa.com.br/pages/2011/09/16/2011.09.16.DOE_1.pdf. Acesso em: 16 jul 2024.
SANTOS, M. A. dos. GASTRONOMIA AMAZÔNICA. UNIBRA, 2021. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gastronomia).
SILVA, J. M. de. DELÍCIAS DA COZINHA BRASILEIRA: UMA EXPLORAÇÃO DA DIVERSIDADE GASTRONÔMICA AMAZÔNICA. Revista Contemporânea, v. 25, n. 60, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://www.ecorfan.org/bolivia/rj_sociologia_contemporanea.php. Acesso em: 18 jul. 2024.
