
Caio Farias Martins – 4°
Marcelo Alves Brito – 4°
O regime democrático indireto, adotado pelo estado brasileiro, expõe o intuito de promover a organização, equidade e justiça de modo efetivo dentro das relações sociais, pautando-se sobre o poder de decisão individual de cada cidadão para selecionar representantes de seus interesses na regência das unidades federativa, estaduais e municipais.
Em outubro, as eleições municipais de Belém contarão com nove candidatos concorrendo à prefeitura (G1,2024), cada um trazendo projetos e ideologias distintas que refletem diferentes visões para o desenvolvimento da cidade. Esses candidatos buscam atender às necessidades da população e promover o crescimento urbano com base em conceitos variados, que vão desde o fortalecimento de políticas públicas inclusivas até a inovação nas áreas de infraestrutura, transporte, educação e saúde. Cada proposta é moldada pela visão particular do candidato e pela realidade socioeconômica de Belém, apresentando desafios e soluções diversas para o futuro da cidade.
Diante desse cenário, torna-se de suma importância analisar as propostas desenvolvidas por cada candidato e relacionar de que forma tais projetos impactariam a cidade de Belém do Pará. Partindo para os candidatos, temos no panorama geral Igor Normando, Éder Mauro e Edmilson, que está acima nas pesquisas, entre outros (EXAME, 2024). Ademais, as pesquisas indicam que ainda há uma certa incerteza do eleitorado para a eleição do novo prefeito de Belém, sendo cada um desses candidatos possui projetos e visões econômicas locais e exteriores opostas para a cidade de Belém do Pará.
O ex-vereador e, atualmente, candidato a prefeito de Belém, Igor Normando, almeja tomar posse desse cargo executivo máximo da cidade para o próximo ano, tendo apoio do seu primo Helder Barbalho, governador, é preciso analisar seus projetos econômicos e certas contradições. Outrossim, em certo projeto econômico e social para cidade de Belém: a adoção do ar-condicionado para os ônibus de Belém, o próprio votou contra tal adoção, conforme a imagem a seguir do Jornal Liberal (2017) e explicou em um podcast que tal ato foi feito para o bem do povo, uma vez que ia aumentar a tarifa da passagem (YOUTUBE, 2021).
Imagem. 01:

Entretanto, após demonstração de uma das contradições que levanta ao candidato Igor Normando, é necessário apresentar propostas econômicas atuais. Temos propostas como: ampliar Parcerias Público Privadas (PPPs), criação da área portuária do Outeiro, criação da secretaria de bioeconomia, pesca e aquicultura e promoção de atividade rural, são tais propostas que este candidato para as questões econômicas de Belém.
Já partindo para o candidato Eder Mauro (PL), tem seu plano de plano de governo econômico pautados nos âmbitos: Infraestrutura e Revitalização, Promoção do Turismo, Formação Profissional e Geração de Emprego (Programa Emprega Belém e Qualifica Belém), Inovação e Desenvolvimento Econômico (Programa Desenvolve Belém e Programa Belém Inovadora), conforme TSE (2024).
Todavia, o mesmo possui contradições como o anterior, mas relacionado a dúvida da população em relação as questões de governança e comunicação com Governo nacional de Lula, devido a sua posição de conservadorismo e direta e um dos grandes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (adversário político do Lula) e sua alta taxa de rejeição, com cerca de 44% (EXAME, 2024), o qual impactaria no possível segundo turno, demostrando sua impopularidade em Belém do Pará.
Além disso, Edmilson Rodrigues, atual prefeito de Belém do Pará, almeja alcançar a reeleição após obter maios apoio devido hospedar a COP 30, entretanto enfrenta desafios significativos devido à sua alta taxa de rejeição, com cerca de 69% de rejeição, de acordo com a Gazeta do Povo (2024). Tendo o apoio de Lula, atual presidente do Estado brasileiro, possui projetos envolvendo economia sustentável , principalmente com a capital sendo sede daquele grande evento, Programa de Renda Emergencial (complementar ao Bolsa Família), políticas de soberania alimentar e entre outros de caráter socioeconômico (CNN BRASIL, 2024).
De maneira análoga, a análise das propostas dos candidatos à prefeitura de Belém do Pará também pode ser relacionada à teoria do Construtivismo, conforme abordado por Alexander Wendt em sua obra “Social Theory of International Politics”. O Construtivismo enfatiza que as relações internacionais são moldadas por construções sociais, identidades e normas, ao invés de serem determinadas apenas por interesses materiais ou poder militar. No contexto das eleições em Belém, as visões e projetos dos candidatos refletem não apenas suas intenções políticas, mas também como eles buscam moldar a identidade da cidade e suas interações com o governo federal e outros atores externos.
Em conclusão, demonstrando aqui os projetos econômicos para a cidade de Belém dos três candidatos que possuem a prospecção de seguir para o segundo turno e suas contradições, de acordo com Exame (2024). Entretanto, há outros candidatos a tal cargo com projetos que totalmente diferem e fazem de cada um candidato especial e exclusivo.
Essas propostas alternativas refletem a diversidade de ideias e abordagens necessárias para atender às demandas da população, mostrando que a eleição não se limita apenas aos frontrunners, mas também abre espaço para novas vozes e soluções criativas. Assim, a escolha do eleitor deverá considerar não apenas a viabilidade das propostas, mas também o impacto que cada uma pode ter na transformação da cidade em um lugar mais justo e próspero para todos.
REFERÊNCIAS:
CNN Brasil. Saiba quais são as propostas de Edmilson Rodrigues, candidato a prefeito de Belém. 21 set. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/eleicoes/saiba-quais-sao-as-propostas-de-edmilson-rodrigues-candidato-a-prefeito-de-belem/. Acesso em: 23 set. 2024.
EXAME. Igor Normando tem 36,1% e delegado Eder Mauro, 26,2%, em Belém, aponta pesquisa Futura. 19 set. 2024. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/exame.com/brasil/igor-normando-tem-361-e-delegado-eder-mauro-262-em-belem-aponta-pesquisa-futura/amp/. Acesso em: 21 set. 2024.
G1. Eleições 2024 em Belém (PA): veja os candidatos a prefeito e a vereador. Rede Liberal, 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/eleicoes/2024/noticia/2024/08/16/eleicoes-2024-em-belem-pa-veja-os-candidatos-a-prefeito-e-a-vereador.ghtml. Acesso em: 21 set. 2024.
GAZETA DO POVO. Assim como Lula, candidatos de esquerda acumulam mais de 40% de rejeição. 11 set. 2024. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2024/assim-como-lula-candidatos-de-esquerda-acumulam-rejeicao/. Acesso em: 23 set. 2024.
MANGO CAST. Conversa com Igor Normando e Helder Barbalho. YouTube, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cfrPKgSC7uM&t=100s. Acesso em: 20 set. 2024.
TSE. Eder Mauro Prefeito de Belém (2025-2028). 2024. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2024/PA/04278/619/candidatos/955784/PLANODEGOVERNO.pdf. Acesso em: 21 set. 2024.
WENDT, Alexander. Social theory of international politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
