Pedro Paes, acadêmico do 4° semestre de Relações Internacionais

Ariana Grande Butera é uma atriz, cantora e compositora, nascida em 26 de Junho de 1993 na cidade de Boca Raton na Flórida. Ela conta que desde sempre, foi apaixonada por musica e amava cantar, pretendendo seguir carreira musical. O inicio de sua carreira artística foi em 2007 no teatro ao participar do musical da Brodway intitulado “13” no papel de Charlotte. Ariana foi muito aclamada pela sua performance e ganhou o Prêmio Nacional da Juventude Theatre Association. Em 2010 Ariana ganhou destaque ao entrar para o elenco principal da série “Victorious” da Nickelodeon onde interpretou a personagem Cat Valentine. Ela reprisou mais tarde esse icônico papel no spin-off “Sam e Cat” em 2013. (CM Jornal, 2017)

Nesse mesmo período, Ariana começou a investir em sua carreira musical solo, e passou 3 anos trabalhando em seu primeiro álbum chamado “Yours Truly”. O álbum teve uma recepção positiva tanto pela crítica quanto pelo público em 2013 e estreou no topo da Billboard 200, vendendo 138 mil cópias nos Estados Unidos na primeira semana. Após isso, a cantora lançou 6 álbuns extremamente aclamados e que fizeram bastante sucesso sendo eles: My Everything (2014); Dangerous Woman (2016); Sweetener (2018); Thank u, next (2019); Positions (2020); e seu mais recente lançamento: o álbum “Eternal Sunshine” publicado em 8 de Março de 2024. (CM Jornal, 2017)

Os inúmeros shows e turnês de Ariana Grande fizeram bastante sucesso financeiramente, e são bastante elogiados pelos cenários bem elaborados, as performances de alta qualidade, coreografias impressionantes e principalmente pelos seus vocais deslumbrantes. Ela também é bastante reconhecida pela sua conexão com o público, frequentemente interagindo e sendo amigável com os fãs durante os shows. Infelizmente, em Maio de 2017 durante um show em Manchester, na Inglaterra, um homem-bomba detonou um explosivo na saída de seu show, causando a morte de 22 pessoas e ferindo 59 outras. A resposta ao ataque foi rápida, com os serviços de emergência e segurança agindo para socorrer os feridos e investigar o que aconteceu. Ariana Grande, profundamente impactada pelo incidente, cancelou temporariamente sua turnê. (THOMPSON, 2017)

A cantora voltou a Manchester em Junho do mesmo ano do ocorrido, para realizar um show beneficente com o intuito de arrecadar dinheiro e doar para as famílias das vítimas e para os sobreviventes do ataque terrorista. O show intitulado “One Love Manchester” foi realizado em 4 de junho de 2017 e reuniu cerca de 50 mil pessoas no estádio de Old Trafford e contou com a participação de artistas renomados, como Justin Bieber, Miley Cyrus, Coldplay, Katy Perry, entre outros. O evento arrecadou mais de 10 milhões de libras, ou seja 42 milhões de reais. Quase um ano depois, Ariana voltou a falar sobre o assunto dizendo que parece algo impossível de se recuperar, e também disse “Continuar durante o mais assustador e mais triste dos tempos. Para não deixar o ódio vencer. Mas em vez disso, ame o mais alto possível e aprecie cada momento. O povo de Manchester foi capaz de mudar um evento que retratou o pior da humanidade em um que retratou a mais bela da humanidade. Como uma marca no meu coração, eu penso em Manchester constantemente e levo isso comigo todos os dias pelo resto da minha vida.” (G1, 2017)

Ariana Grande também é muito reconhecida pelo seu ativismo e sempre usa sua voz e alcance para apoiar diversas causas sociais importantes. Ela foi vista em uma manifestação em apoio ao movimento “Black Lives Matter” em 2020. Após isso, ela divulgou diversas informações e links para apoiar o movimento. Além disso, em 2022 a cantora fundou o projeto “Protect & Defend Trans Youth Fund” que tem como objetivo arrecadar fundos para a juventude trans e defender seus direitos. O fundo arrecadou mais de US$ 300.000 somente na noite de quinta-feira (31) quando foi lançado. No mesmo ano, Ariana e outros artistas influentes, ajudaram a conquistar mais de 145 mil registros para votos nas eleições por meio de campanhas. “Se todos nós votarmos e encorajarmos todos os nossos entes queridos a votarem conosco, seremos realmente capazes de criar uma mudança” disse a cantora. (Mídia Ninja, 2022)

Em 2019, após o lançamento do seu aclamado álbum “Thank U, Next”, Ariana Grande igualou uma marca histórica dos Beatles ao colocar três músicas do seu álbum no topo da Hot 100, a parada musical da Billboard que classifica as 100 músicas mais populares nos Estados Unidos. No mesmo ano, Ariana percorreu várias cidades ao redor do mundo, promovendo seus álbuns “Sweetener” e “Thank U, Next” na turnê “Sweetener World Tour” que foi um grande sucesso, arrecadando 146 milhões de dólares em bilheteria e sendo uma das turnês mais lucrativas do ano. Recentemente, Ariana quebrou outro recorde e se tornou a artista feminina com maior estreias no topo da Billboard Hot 100 com seu single “we can’t be friends (wait for your love)” do seu sétimo álbum “Eternal Sunshine”. (Rolling Stones Brasil, 2020)

Ariana Grande se destaca como uma das artistas mais premiada de sua geração. Entre seus principais prêmios, estão dois Grammy Awards, incluindo Melhor Álbum Vocal Pop por “Sweetener” em 2019. Ela também conquistou diversos American Music Awards, sendo Artista do Ano em 2016, e múltiplos MTV Video Music Awards, como o de Artista do Ano em 2019. Sua trajetória é marcada por uma notável coleção de prêmios que refletem seu talento e impacto na música pop. Em 2018 ela foi eleita a Mulher do Ano pela Billbord por seu talento, personalidade, trabalho pessoal e ativismo. “Certa de suas convicções, ela se mantém firme em suas decisões em um mundo que nem sempre é receptivo a essa força feminina. Ela tem coragem e está fazendo o melhor trabalho de sua carreira, por isso ela merece absolutamente o prêmio de Mulher do Ano” diz Ross Scarano, vice-presidente de conteúdo da Billboard. (FS Folha, 2018)

James Rosenau, em sua teoria de “People Count”, explica que com o aumento da interconexão e complexidade do mundo, os indivíduos, vistos como “indivíduos em rede”, ganham centralidade nos eventos globais. Ele conta que as ações de pessoas comuns, especialmente aquelas com grande visibilidade e influência, podem impactar de forma significativa questões políticas e sociais. Ariana Grande comprova essa teoria ao utilizar sua voz e alcance para promover mudanças sociais e apoiar causas relevantes. Com sua visibilidade e influência, ela consegue mobilizar pessoas e recursos, dando destaque a vozes e questões que poderiam passar despercebidas. Isso ilustra bem a ideia de Rosenau de que pessoas conectadas em redes globais podem realmente impactar os eventos no mundo. (ROSENAU, 2018)

Referências

ARIANA Grande doa US$ 1,5 milhão para combater legislação antitransgênero. Mídia Ninja, 2022. Disponível em: https://midianinja.org/ariana-grande-doa-us-15-milhao-para-combater-legislacao-antitransgenero/. Acesso em 28 set. 2024.

ARIANA Grande é eleita a Mulher do Ano pela Billboard por seu talento e ativismo social. F5 Folha, 2018. Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/musica/2018/11/ariana-grande-e-eleita-a-mulher-do-ano-pela-billboard-por-seu-talento-e-ativismo-social.shtml#:~:text=Ariana%20Grande%20%C3%A9%20eleita%20a%20Mulher%20do,chega%20ao%20American%20Music%20Awards%20%2D%2020.nov.2016%2DJordan. Acesso em 28 set. 2024.

ARIANA Grande faz show beneficente para vítimas de Manchester neste domingo. G1, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/google/amp/musica/noticia/ariana-grande-faz-show-beneficente-para-vitimas-de-manchester-neste-domingo.ghtml Acesso em 29/09/2024

BALSAN, Maísa. Ariana Grande ultrapassa Taylor Swift e quebra novo recorde na Billboard. 18/03/2024. Disponível em: https://radiomixfm.com.br/ariana-grande-ultrapassa-taylor-swift-e-quebra-novo-recorde-na-billboard/ .Acesso em 28 set. 2024.

CONHEÇA Ariana Grande. CM Jornal, 2017. Disponível em: https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/conheca-ariana-grande. Acesso em: 29 set. 2024.

FERNANDES, Camila. De cantora teen a diva do pop: confira a biografia de Ariana Grande. Letras. 25/06/2019. Disponível em https://www.letras.mus.br/blog/biografia-ariana-grande/ Acesso em 28/09/2024

ROSENAU, James. People Count! Networked Individuals in Global Politics. Boulder, CO: Paradigm Publishers. 2008.

THOMPSON, Dave. O que se sabe sobre o atentado no show de Ariana Grande em Manchester. 23/05/2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/23/internacional/1495500017_984436.html?outputType=amp . Acesso em: 28 set. 2024.

80 anos de listas da Billboard – e os recordes mais impressionantes que artistas já bateram: Beatles, Lil Nas X e mais. Rolling Stone Brasil, 2020. Disponível em: https://rollingstone.com.br/amp/noticia/80-anos-de-listas-da-billboard-e-os-recordes-mais-impressionantes-que-artistas-ja-bateram-beatles-lil-nas-x-e-mais/. Acesso em 28 set. 2024.