Gabriela Vaz,
acadêmica do 2° semestre de Relações Internacionais

O passaporte musical desta semana é sobre o duo de Dj’s e produtores brasileiros de música eletrônica, Dubdogz. No início da carreira se consagraram com o Brazilian Bass e atualmente permeiam pelos subgêneros da House Music, sendo estes, estilos dentro da música eletrônica. Suas canções autorais abordam sobre autoconhecimento, amores, reflexões e a importância de ter momentos para se divertir e aproveitar a vida.

Lucas Ruback Schmidt e Marcos Ruback Schmidt são gêmeos bivitelinos e nasceram em 27 de dezembro de 1993, na cidade Juiz de Fora, Minas Gerais. A mãe deles colocou os seus três filhos em uma escola de música. Cada um escolheu um instrumento para tocar: Lucas na bateria, Marcos na guitarra e o Matheus no baixo. Durante o caminho para essa escola, o tio deles colocava músicas eletrônicas, o que gerou um interesse de Lucas e Marcos por esse gênero musical.

Aos 15 anos de idade, Lucas e Marcos saíram de Juiz de Fora e foram para São Paulo fazer um curso de produção musical. Aos 16, fizeram o primeiro show internacional. O nome artístico “Dubdogz” foi criado porque a dupla gosta muito de cachorros (Dubdogz, 2018). Antes de adotarem esse nome, eles já haviam trabalhado em projetos anteriores, como ‘Wega’ e ‘Ruback’, ambos focados no psytrance. Atualmente, retomaram o projeto Ruback.

O primeiro sucesso da dupla de Dj’s foi um remix da música “Pumped Up Kicks”, juntamente com a participação da Joy Corporation em 2016, e o primeiro hit autoral do duo foi “Techno Prank”. Em 2017, foram eleitos pela House Mag – revista brasileira especializada em música eletrônica – um dos cinquenta maiores Dj’s do país. Desde então, seguem ganhando reconhecimento por sites e revistas de relevância nacional e internacional.

Seus remixes e músicas autorais mais conhecidas são: “World Hold On” (2018); “Baila Conmigo” (2020); “Free My Mind” (2020); “Infinity” (2020); “Ain’t No Sunshine” (2021); “Sleepwalking” (2022); “Oi Oi Oi” (2023); “Sem Chão” (2023); “Innina Tora” (2024). Recentemente, lançaram uma canção em homenagem ao Ayrton Senna, “Desejo de Vitória” (2024), assim como outros grandes Dj’s da música eletrônica.

No ano de 2022, em Juiz de Fora, os irmãos fundaram a “Escola de Música Dubdogz” com aulas totalmente gratuitas, que têm o intuito de gerar oportunidades para crianças e jovens do ensino público desenvolverem e ampliarem suas habilidades artísticas e musicais. Esse projeto social possui patrocinadores e parceria com o Departamento de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A relação entre Dubdogz e as Relações Internacionais é estabelecida por meio da teoria do Construtivismo de Alexander Wendt. O Construtivismo enfatiza a importância das ideias, normas e identidades na formação das ações e interações entre os atores (ESRI, 2024). Dessa forma, a Escola de música Dubdogz estabelece normas e valores a serem seguidos. Essas regras são aplicadas e ensinadas dentro do ambiente musical educacional, influenciando de maneira positiva o desenvolvimento de visão de mundo das crianças e jovens, como: empatia, disciplina, pontualidade e comprometimento.

Esse projeto social permite que as ideias e interações transformem contextos, seja individualmente como: mudando a sua realidade através do meio musical ou em um nível comunitário: fortalecendo laços sociais.

Além disso, Dubdogz ao realizar shows em âmbito internacional, elevam os ritmos musicais brasileiros para outros países. Como alguns de seus remixes que apresentam o MPB e o funk, valorizando a cultura brasileira no cenário global da música eletrônica.

REFERÊNCIAS:

ADLER, Emanuel. O Construtivismo no Estudo das Relações Internacionais. IN: Lua Nova. Revista de Cultura e Política. Número 47. São Paulo: CEDEC, Acesso em: 29 de julho de 2022.

DUBDOGZ. Doglife – A história do Dubdogz. YouTube, 2018. Disponível em: https://youtu.be/KnWfiNnyyms?si=FF90bBWYGWVEhon9. Acesso em 14 nov. 2024.

ENTOURAGE. Dubdogz. Disponível em: https://entourage.com.br/artist/dubdogz/. Acesso em 14 nov. 2024.

ESRI BRASIL. Construtivismo: teoria construtivista e as identidades. Esri Brasil, 2024. Disponível em: https://esri.net.br/construtivismo-teoriaconstrutivista-e-as-identidades/. Acesso em 14 nov. 2024.

PLAYBPM. Dubdogz anuncia retorno do Ruback na STB. Disponível em: https://playbpm.com.br/noticias/dubdogz-anuncia-retorno-do-ruback-na-stb/. Acesso em 14 nov. 2024.

TRIBUNA DE MINAS. Entrevista: Dubdogz – Os Dj’s trabalham o tempo todo. Tribuna de Minas, Belo Horizonte, 26 set. 2024. Disponível em: https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/26-09-2024/entrevistadubdogz.html. Acesso em 14 nov. 2024.