
Ana Gabriela de Souza e Silva
2° semestre de R.I.
Oriundos da região conhecida como Escandinávia, onde localizam-se os países Dinamarca, Suécia e Noruega, os Vikings, também conhecidos como piratas ou guerreiros nórdicos, saem para desbravar o mar entre os séculos VIII e XI. Enquanto no mar eram assaltantes que faziam pilhagens, em casa, eram fazendeiros independentes, proprietários de terra, chefes de clãs e seus serviçais, homens livres, jovens cheios de energia que buscavam aventura e riquezas além mar (BRITANNICA, 2024).
Os Vikings começaram sua expansão pela Inglaterra, Europa e Leste Europeu, eventualmente chegando à América do Norte na região do Canadá. Sua era começa com a invasão ao mosteiro de Lindisfarne na Inglaterra passando por outras invasões e conquistas, até encontrar seu fim com a caçada do rei Harald Hardrada na batalha de Stamford Bridge em 1066 (VISIT NORWAY).
Com navios projetados para navegar por mares e rios, os Vikings preferiam ataques surpresas para que não houvesse tempo de reação, quando atacavam vilarejos capturavam alguns moradores para servirem de escravos. A primeira invasão foi ao mosteiro de Lindisfarne, de acordo com relatos escritos na época, os monges foram receber os visitantes e foram surpreendidos; os Vikings tinham preferência por mosteiros, já que eram lugares desprotegidos, com várias peças de ouro e relíquias (ONÇA, 2024).
Eram três os países escandinavos em que os Vikings faziam parte, de acordo com a localização estratégica desses países, invadiam uma região diferente. Os Vikings dinamarqueses e noruegueses invadiram a Europa, os suecos, os países bálticos e a Rússia (SOUSA, 2023). Várias invasões foram feitas na Inglaterra e na Irlanda, e com o passar do tempo a percepção e as ideias foram mudando, o foco estaria agora em conquistas e colonização (HISTORY MAPS, 2024).
Os Vikings queriam o controle dos quatro reinos ingleses, Nortúmbria, East Anglia, Mércia e Wessex. Com as diversas invasões a Inglaterra, o reino da Nortúmbria acaba enfraquecendo por conflitos internos. Quando o Grande Exército Pagão (coalizão de guerreiros da Escandinávia) invadiu a capital de Nortúmbria, York, os líderes do reino precisaram deixar suas desavenças de lado e proteger seu território, porém, não foram páreos para a experiência e habilidade dos Vikings (ibid.).
Em Wessex, o rei Ethelred e seu irmão Alfredo preparando-se para a batalha que chegaria, recebiam notícias sobre a conquista da Nortúmbria e a vitória da Saxônia Ocidental contra os vikings dinamarqueses. Quando o exército viking chegou em Wessex, parte do exército local estava com Alfredo e parte com Ethelred, entretanto não impediu a vitória deles contra o invasor. Apesar dessa vitória, as batalhas não cessaram em Wessex, após derrotarem o exército viking duas vezes, em uma última batalha para o rei Ethelred, que morre, Wessex perde. Assim, Alfredo, o Grande, irmão do falecido rei, sobe ao trono e passa anos combatendo as invasões vikings (ibid).
Em quatro anos, os nórdicos ganham a Mércia e East Anglia, na batalha de Edington, Alfredo consegue derrotar o Grande Exército Pagão, um tempo depois um novo exército chega à região, não tendo o mesmo impacto de antes e sendo derrotadas pelas tropas de Alfredo, o Grande, se refugiam na Nortúmbria e em East Anglia (ibid). Esses confrontos levaram anos, até que o exército escandinavo enfraqueceu, outros países como Irlanda e Escócia entraram no jogo bélico. Entre vitórias e derrotas, o controle sobre a Inglaterra nunca foi da Escandinávia.
Os Vikings estiveram em várias regiões, deixaram sua marca cultural, fizeram parte da história atuando com jogadas boas e/ou ruins. Além de uns terem ganhado fama por terem invadido, assaltado e feito pilhagens, outros eram bons comerciantes e usavam bons navios e habilidades para navegação para vender seus produtos.
Referências
AUGUSTYN, Adam. Vikings. Britannica. 2024. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/Viking-people. Acessado em: 25/11/2024.
Invasões Vikings da Inglaterra. History Maps. 2024. Disponível em: https://history-maps.com/pt/story/Viking-Invasions-of-England. Acessado em: 05/12/2024.
ONÇA, Fabiano. Como eram os ataques dos Vikings? Superinteressante. 2010/2024. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-eram-os-ataques-dos-vikings#google_vignette. Acessado em: 27/11/2024.
SOUSA, Rainer Gonçalves. As Invasões Vikings. História do Mundo. 2023. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-media/as-invasoes-vikings.htm. Acessado em: 27/11/2024.
Viking history and culture. Visit Norway. Disponível em: https://www.visitnorway.com/things-to-do/art-culture/vikings/. Acessado em: 26/11/2024.
