
Pedro Paes, acadêmico do 4° semestre de Relações Internacionais
Pablo Martin Páez Gavira, mais conhecido como Pablo Gavi, é um jogador espanhol nascido em Los Palacios y Villafranca na Espanha no dia 5 de Agosto de 2004. Assim como diversas crianças ao redor do mundo, Gavi sempre foi apaixonado por futebol, e sempre teve o hábito de praticar o esporte, frequentando várias escolinhas. O primeiro time em que ele jogou foi um clube regional chamado La Liara. Após isso, ele jogou no Real Betis, 2º maior clube de Sevilla, onde se destacou muito e foi chamado para a equipe B do sub-15 do icônico Futbol Club Barcelona, onde ele não parou de subir e está lá até hoje. O técnico Koeman observou o jovem jogador espanhol na equipe B do Barcelona e, no início de 2021, solicitou sua integração ao time principal. (MONTEIRO, 2023)
Pouco tempo depois, o técnico holandês acabou sendo demitido do cargo. Xavi, é quem assumiu como treinador e como admirava muito o talento de Gavi, fez tudo que estava ao seu alcance para o contrato do jogador ser renovado. Segundo o técnico, o clube não poderia se desfazer de um atleta tão talentoso e promissor. No dia 29 de agosto de 2021, Gavi participou de seu primeiro jogo como profissional contra o Getafe, onde se destacou de forma positiva. Em sua temporada de estreia, o jovem participou de 47 jogos atuando como meio campista. (MONTEIRO, 2023)
Em 2022, Gavi fez história ao se tornar o jogador mais jovem da Espanha a disputar e fazer gol pela seleção espanhola na copa do mundo. Ademais, ele também foi o atleta mais jovem a estrear no mata-mata da Copa desde Pelé. O jogador se destacou como um dos jogadores mais jovens e promissores da competição ao marcar um gol na vitória da Espanha por 7 a 0 contra a Costa Rica, tornando-se o terceiro jogador mais jovem a marcar em uma Copa do Mundo. (ESPN, 2022)
No mesmo ano, devido ao seu talento e sua atuação impressionante em sua primeira Copa do Mundo, Gavi recebeu o grandioso prêmio de Golden Boy pela France Football, superando adversários de destaque como Jude Bellingham, Jamal Musiala e Eduardo Camavinga. Na mesma noite, o jovem também foi agraciado com o prêmio Kopa Trophy pela sua excelente temporada de 2021 e 2022. Esses prêmios reconhecem o melhor jogador sub-21 do mundo e destacam a habilidade e o impacto de Gavi no futebol. Além desses prêmios individuais, aos 20 anos Gavi também conquistou títulos muito relevantes com o Barcelona, sendo eles: 1 Supercopa da Espanha, 1 La Liga e 1 Nations League. (GE Globo, 2022)
Infelizmente, Gavi se lesionou gravemente em uma partida contra a Georgia pela seleção. Ele rompeu completamente o ligamento do joelho direito e teve que passar por uma cirurgia, e ficou afastado do campo por 348 dias. O jogador passou por um dos maiores desafios que um jogador pode enfrentar, mas nunca desistiu e conseguiu se recuperar. No dia 20 de Outubro de 2024 Gavi voltou ao campo para disputar um jogo contra a Sevilla. Ele também é reconhecido por apoiar causas significativas e frequentemente visita crianças em hospitais, trazendo alegria e esperança para aqueles que enfrentam momentos desafiadores. (ESPN, 2024)
Dessa forma, é possível relacionar o jogador Pablo Gavi ao Liberalismo de Robert Keohane e Joseph Nye. Nessa teoria, é enfatizada a importância das instituições, cooperação e interdependência entre os atores internacionais. Gavi, com suas ações fora do campo, como apoiar causas sociais e visitar crianças em hospitais, exemplifica os princípios liberais de cooperação e construção de redes de apoio. Assim como argumentam os teóricos Keohane e Nye sobre as instituições e a cooperação internacional serem essenciais para a paz e a prosperidade global. Portanto ações de Gavi mostram como indivíduos e organizações podem trabalhar juntos para promover o bem-estar social e fortalecer as comunidades. (NYE, KEOHANE, 2001)
REFERÊNCIAS:
Barcelona atropela o Sevilla e volta a ser líder isolado de LALIGA antes do clássico contra o Real Madrid. ESPN, 2024. Disponível em: https://www.espn.com.br/futebol/laliga/artigo/_/id/14333415/barcelona-atropela-sevilla-volta-ser-lider-isolado-laliga-antes-classico-real-madrid Acesso em 24/10/2024
Bola de Ouro 2022: Gavi ganha o Troféu Kopa de melhor jovem. GE Globo, 2022. Disponível em: https://ge.globo.com/google/amp/futebol/futebol-internacional/noticia/2022/10/17/bola-de-ouro-2022-gavi-ganha-o-trofeu-kopa-de-melhor-jovem.ghtml Acesso em 23/10/2024
Gavi faz história em Copas do Mundo pela Espanha e atinge feito que só o deixa atrás de Pelé. ESPN, 2022. Disponível em: https://www.espn.com.br/futebol/copa-do-mundo/artigo/_/id/11334146/gavi-faz-historia-copas-do-mundo-espanha-atinge-feito-so-o-deixa-atras-pele Acesso em 23/10/2024
MONTEIRO, Paulo. A história de Gavi, a jóia espanhola do Barcelona. Portal Times, 28 fev 2023. Disponível em: https://portaltimes.com.br/a-historia-de-gavi Acesso em 23/10/2024
NYE, Joseph Samuel Jr. The Paradox of American Power: Why the World’ Only Superpower Can’t Go It Alone. Oxford University Press, 2002.
KEOHANE, R. O.; NYE, J. S. Power and interdependence. Nova York: Harper Collins, 2001
