Arthur de Araújo, acadêmico do 2º semestre de Relações Internacionais

Ficha Técnica:

Ano: 2023

Direção: Hayao Miyazaki

Gênero: Fantasia, Animação, Aventura

Distribuição: Sato Company

País de Origem: Japão

A obra cinematográfica “O Menino e a Garça”, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2024, e dirigido pelo célebre cineasta japonês Hayao Miyazaki, apresenta a história do jovem Mahito, um menino de 15 anos que vive no contexto de guerra dos anos de 1940, onde sofre diretamente com impacto gerado pela Segunda Guerra Mundial no cotidiano das pessoas. Assim, durante tal período, o garoto perde sua mãe e vai morar com o pai e sua madrasta em uma casa de campo, até o término da guerra (CNN BRASIL, 2024).

Isto posto, pode-se afirmar que a obra se relaciona diretamente com o Paradigma Realista, o qual tornou-se central para Relações Internacionais ao oferecer uma perspectiva sobre como os Estados são vitais para interação no cenário internacional (RELAÇÕES EXTERIORES, 2024). No início do longa, é retratado um grande ataque de valor estatal, durante os últimos anos da Segunda Guerra, o estado japonês estava sendo contra-atacado pelos países aliados, e o modo como tais ataques afetaram diretamente a sociedade japonesa e o contexto cultural vivido ali. Nesse sentido, pode-se perceber como conflitos trazidos por atores internacionais afetam significativamente a vida e o dia-a-dia dos cidadãos em tempos de guerra, sendo representado pela história de Mahito.

Vivendo em um contexto extremamente extenuante, o personagem enfrenta inúmeros desafios ao longo da trama, sendo representado inicialmente com a perda de sua mãe, após um bombardeio no hospital em que ela se encontrava. No ano seguinte, ele e seu pai se mudam para a cidade natal de sua mãe onde ele conhece a sua “nova mãe”, Natsuko, e é durante o trajeto para sua nova casa que Mahito conhece uma garça-real que afirma precisar de sua ajuda, e assim, o personagem é “chamado” para adentrar em uma torre onde encontra um mundo mágico onde o espaço e tempo são diferentes (CNN BRASIL, 2024).

Nesse sentido, torna-se relevante evidenciar como um evento em ordem estatal desencadeou uma série de eventos traumáticos para o personagem, desde a morte da mãe quanto a urgência de sair de sua casa para poder encontrar um lugar mais seguro de se viver. A guerra, como principal ação evidenciada pelo paradigma realista, gera intensas consequências para a população, principalmente para as crianças como Mahito.

Por isso, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecida no fim da Segunda  Guerra Mundial, afirma que é responsabilidade dos países envolvidos garantir que todo ser humano deve ter direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal e impercebível principalmente para aqueles não envolvidos diretamente ao conflitos, como mulheres, crianças, idosos, e pessoas debilitadas (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS).

Referências

CNN BRASIL. Com “O Menino e a Garça”, Miyazaki ganha segundo Oscar da carreira após 21 anos. 2024. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/com-o-menino-e-a-garca-miyazaki-ganha-segundo-oscar-da-carreira-apos-21-anos/ >. Acesso em: 25 dez. 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos [s.d]. Disponível em:<https://unric.org/pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/> . Acesso em:

RELAÇÕES EXTERIORES. Dicionário de Realismo 》Dicionário de Relações Internacionais 2024. Disponível em: https://relacoesexteriores.com.br/glossario/realismo/  Acesso em: 25 de dezembro de 2024