Rebecca Brito- Internacionalista formada pela UNAMA.

O Internacional da Amazônia em 2024 celebrou um marco significativo ao completar 11 anos de existência. Criado inicialmente como um blog no curso de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia, o projeto de extensão teve sua origem com a participação de um pequeno grupo de alunos empenhados em pesquisar o sistema internacional sob uma perspectiva amazônida.

Ao longo dos anos, o projeto evoluiu consideravelmente e, neste ano, alcançou a impressionante marca de 40 membros ativos, com estudantes de diferentes semestres integrados às diversas equipes que compõem o funcionamento do Inter. Foram mais de 350 postagens publicadas, entre artigos e resenhas dos mais diversos assuntos que reverberam no globo, que atingiram mais de 200 mil visualizações apenas dentro do site.

Além disso, o canal no YouTube do Internacional da Amazônia conquistou 1.000 inscritos e superou a marca de 12.000 visualizações. Em 2024, o projeto também lançou um novo quadro denominado “Observatório da COP 30”, que traz conteúdos atualizados sobre o desenvolvimento da conferência, bem como questões ambientais, políticas e climáticas relacionadas ao evento.

Ademais, para reforçar ainda mais a identidade da equipe e fortalecer o sentimento de pertencimento e profissionalismo, neste ano, foram distribuídas camisas personalizadas e crachás do projeto aos membros. Essas ações não só demonstraram o comprometimento com o trabalho, mas também promoveram uma experiência mais integrada e profissional para todos os envolvidos.

Ao olhar para trás, 2024 se revela como um ano de grande crescimento para o Internacional da Amazônia. A expansão do número de membros, a ampliação da produção de conteúdos de qualidade e o fortalecimento de nossa presença digital demonstram o compromisso contínuo com a pesquisa acadêmica e a divulgação de informações sobre o sistema internacional com o olhar dos internacionalistas amazônidas.

Nesse contexto, o projeto de extensão Internacional da Amazônia, do curso de RI da Unama, que é um grupo voltado à pesquisa, encerra o ano com êxito em suas atividades, resultado do comprometimento e dedicação dos seus membros. Assim sendo, com uma trajetória de constante evolução, o projeto se destaca pelo seu potencial significativo de desenvolvimento e aprimoramento traçando um caminho promissor para 2025.