Escrito por Keity Oliveira e Pedro Henrique de Aviz – Internacionalistas formados pela UNAMA; Stefany Campolungo – acadêmica do 8º semestre de RI da UNAMA.

O cinema, considerado como a sétima arte, é uma forma de expressão cultural que pode refletir e influenciar a percepção das Relações Internacionais. Dentre as diferentes ferramentas que oferecem uma visão única sobre as preferências cinematográficas de diferentes culturas e países, a plataforma Letterboxd é uma das que mais se destacam. A rede social, criada em 2011, vem ganhando popularidade ao longo dos anos e durante a pandemia, viu seus números subirem e, hoje em dia, conta com 10 milhões de cinéfilos unidos na arte de avaliar filmes. 

O soft power, conceito criado pelo autor Joseph Nye, aborda a importância de aspectos subjetivos, como a cultura e o cinema, para as relações internacionais e a legitimação de poder e influência de Estados no mundo. Desse modo, o autor neoliberal das RI define o soft power como “a capacidade de obter o que se pretende através de meios cooperativos, persuasão e atração positiva” (Nye, 2012, p. 08) e afirma que o poder bélico perdeu prioridade dentro do sistema internacional e elementos baseados na persuasão e admiração são mais eficientes e lucrativos para os Estados que utilizam o soft power. 

Com isso, como forma de exemplificar sua teoria, Nye fala sobre os filmes americanos e de que forma essas produções impactaram positivamente para os Estados Unidos que, através dessas produções cinematográficas, conseguiram promover a sua cultura pelo mundo e, mediante a isso, influenciar na tomada de decisão de diversos Estados que admiravam suas produções cinematográficas, conforme Gueraldi (2003). 

A partir dessa premissa inicial sobre o conceito do soft power e a importância de aspectos subjetivos para o sistema internacional, o aplicativo Letterboxd, uma rede social que reúne cinéfilos do mundo todo, é uma importante ferramenta para a promoção de produções da indústria cinematográfica internacional. Criado em 2011 por uma dupla de australianos (Siqueira, 2024), o  aplicativo possui várias funcionalidades, dentre elas, ele possibilita que os usuários avaliem e produzam resenhas sobre determinada obra.

Outrossim, o aplicativo desempenha um papel fundamental para promoção cultural de diversos países, já que através dele, a divulgação de produções cinematográficas se torna cada vez mais acessível e democrática. Conforme Andrade; Rebs (2022), isso possibilita a troca de conhecimento e debates internacionais acerca dos filmes e uma relação mais próxima entre os usuários e grandes nomes da  indústria cinematográfica. 

Atualmente, segundo Pinotti (2024), “a rede social tem sido cada vez mais buscada de acordo com dados do Google Trends, com o pico de buscas quase todo ano na semana do Oscar” e se consolida como uma grande plataforma para promoções e resenhas de filmes do mundo todo. 

Desta forma, o Letterboxd pode ser considerado uma ferramenta de Soft Power, conceito do autor Joseph Nye, que potencializa, sobretudo, as produções cinematográficas de diversos países como, por exemplo, “Ainda Estou Aqui” do Brasil e “Flow” da Letônia, ambos os filmes conseguiram ser premiados no Oscar e com ótimas avaliações e resenhas no letterboxd.

Assim, o aplicativo possibilitou, mesmo que de forma indireta, o reconhecimento internacional destas produções e a boa receptividade do público, tornando essas duas obras símbolos da representatividade cultural no meio internacional, o que trouxe reconhecimento e prestígio para seus respectivos países.

Com isso, além de perceber que o Letterboxd, ao permitir a disseminação e o debate sobre produções cinematográficas de diferentes partes do mundo, percebe-se que o aplicativo desempenha um papel significativo no fortalecimento do soft power dos países. Ampliando a visibilidade de filmes internacionais possibilita que novas narrativas culturais sejam apreciadas globalmente, algo que décadas atrás era de extrema dificuldade. A plataforma também contribui para a diversificação do cenário cinematográfico e para a valorização da identidade cultural de diversas nações.

O impacto do Letterboxd na promoção do soft power não se restringe apenas a divulgação dos filmes, mas também influencia a forma como o público internacional percebe várias culturas e sociedades. Como consequência, países que antes tinham pouca presença no circuito cinematográfico global podem ganhar prestígio e influência, não apenas no meio artístico, mas também em esferas políticas e econômicas, como o cinema coreano com “Parasita” – extremamente popular no aplicativo mesmo após 5 anos de sua estreia e mais recentemente o brasileiro com o aclamado “Ainda Estou Aqui”

Portanto, a plataforma se consolida como um mecanismo contemporâneo de promoção cultural e diplomacia pública, evidenciando como o cinema, aliado às novas tecnologias e redes sociais, continua sendo uma ferramenta poderosa de influência internacional, permitindo com que novos olhares, cenários e culturas sejam redescobertas diariamente e com grande facilidade. 

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Juliana de; REBS, Rebeca Recuero. A estética do consumo de filmes na plataforma Letterboxd. XXXI CIC – Congresso de Iniciação Científica. UFPEL. Rio Grande do Sul, 2022.

GUERALDI, Ronaldo Guimarães. A Aplicação Do Conceito De Poder Brando (Soft Power) Na Política Externa Brasileira. Fundação Getulio Vargas. Rio de Janeiro, 2003.

NYE Jr, Joseph S. The future of power. Public Affairs. 2012.

PINOTTI, Fernanda. Letterboxd: conheça a rede social dos cinéfilos, cada vez mais buscada. CNN. São Paulo, 2024. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/letterboxd-conheca-a-rede-social-dos-cinefilos-cada-vez-mais-buscada/&gt; Acesso em 12 de março de 2025.SIQUEIRA, Pedro. O que é e como funciona o Letterboxd, app queridinho dos cinéfilos. Jovem Nerd. 2024. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/noticias/filmes/o-que-e-letterboxd&gt; Acesso em 12 de março de