
Julia Castro, acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais.
Ficha Técnica:
Ano: 1991
Diretor (a): Ridley Scott
Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer
Gênero: Aventura, Estrada, Drama
País de Origem: Estados Unidos
Um dos maiores clássicos do cinema, “Thelma & Louise” conta a história de duas amigas que, cansadas da vida monótona que levam, resolvem deixar tudo para trás e saem numa aventura na estrada, mas durante a jornada se envolvem em encrencas e acabam sendo caçadas pela polícia. Na época de lançamento, o filme causou forte controvérsia e foi acusado de retratar os homens de forma negativa. Apesar disso, tornou-se um sucesso, recendo seis indicações ao Oscar, ganhando como “Melhor Roteiro Original”.
A narrativa gira em torno de duas melhores amigas: Louise Sawyer e Thelma Dickinson. Louise trabalha como garçonete em uma lanchonete e tem alguns problemas com o namorado Jimmy, que por ser músico, está sempre na estrada. Thelma é uma dona de casa controlada pelo marido, Darryl, que gosta que ela fique na cozinha enquanto ele assiste televisão. Em um final de semana elas decidem dar uma pausa em suas rotinas no Arkansas e pegam estrada em direção as montanhas. Durante o percurso, elas decidem parar em um bar. Lá, Thelma dança com um desconhecido chamado Harlan, que a seduz e depois tenta estuprá-la, mas é salva por Louise que ameaça atirar caso ele não parasse. Harlan começa a insultar as duas e Louise responde atirando, matando-o instantaneamente. Thelma fica horrorizada e ambas fogem do local.
Em um motel, Thelma e Louise tentam pensar no que fazer. Thelma quer ir á polícia, mas Louise teme que os policiais não acreditem na acusação, então elas decidem fugir para o México. Ao passar por Oklahoma, elas conhecem J.D, um jovem cowboy, e Thelma convence Louise a deixá-lo pegar uma carona com elas, mas depois descobrem que ele é um ladrão que quebrou a liberdade condicional. Na manhã seguinte, Thelma deixa seu quarto de motel para encontrar Louise, e, quando elas voltam, elas descobrem que J.D. roubou todo o dinheiro restante. Para compensar a perda, Thelma decide assaltar uma loja de conveniência, levando uma quantia indeterminada de dinheiro e recuperando a esperança de ambas chegarem ao México para escapar da prisão. Quando Thelma liga para casa, o FBI, que grampeou seu telefone, descobre onde elas estão e a perseguição começa.
O filme tornou-se emblemático por levantar questões acerca da violência de homens contra as mulheres, além de celebrar a liberdade feminina. Dessa forma, podemos relacionar a obra com a teoria feminista das Relações Internacionais, que analisa a importância dos papéis de gênero na sociedade e a participação feminina nos espaços de poder. Autoras feministas argumentam que as RI foram socialmente construídas com base em associações equivocadas da masculinidade como poder, autonomia, racionalidade e esfera pública, enquanto fraqueza, dependência e esfera privada foram relacionadas com a feminilidade. (FOIATTO, 2018).
O senso comum costuma disseminar a idéia de que a violência do homem é natural e biológica. Por isso, até as formas mais brutas de agressão, como o estupro, podem ser consideradas aceitáveis, tendo em vista essa imagem de “natureza agressiva e imutável dos homens” (CONNELL, 2000). Embora na época o filme tenha sido criticado pelo excesso de violência protagonizado por duas mulheres, as mesmas críticas não parecem ter sido feitas em relação à quantidade de violências e desconfortos aos quais elas são submetidas. As protagonistas fizeram a sua própria luta diante de um sistema que as condenariam mesmo sendo vítimas.
Em conclusão, após anos de protagonismo masculino, a obra cinematográfica provou que um filme de estrada escrito por uma mulher e protagonizado por mulheres pode fazer sucesso, apesar da promessa de se produzir mais filmes do gênero não ter se cumprido nos anos seguintes. “Thelma & Louise” representou as mulheres independentes e escolhem o seu próprio destino, além de abordar temas que ainda são recorrentes.
REFERÊNCIAS:
CONNELL, Raewyn. The men and the boys. Austrália: Allen e Unwin, 2000. 270 p
EVARISTO, Yasmine. Thelma e Louise, um dos mais importantes e disruptivos filmes do cinema. 2021. Disponível em: https://musicnonstop.uol.com.br/30-anos-thelma-e-louise/
FOIATTO, Jordana. Representação de Gênero nos Conflitos Armados: Uma Análise da Produção Teórica Feminista em Relações Internacionais a partir de 1980. 2018. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/35211/35211.PDF
Thelma & Louise Summary. Disponível em: https://www.shmoop.com/study-guides/movie/thelma-and-louise/summary
