Caio Farias Martins – 4°
Heitor Sena – 8°
Marcelo Alves Brito – 4°
Em outubro ocorre o maior evento católico do Brasil e mundo, o Círio de Nazaré, atraindo milhões de pessoas ao encontro com a imagem da Virgem de Nazaré, sendo reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Humanidade pela sua grandiosidade e relevância cultural.
Ainda assim, este evento carrega consigo diversos outros fatores de influência em decorrência de sua grandiosidade, dentre esses fatores estão os impactos econômicos gerados pela grande quantidade de pessoas e canais de notícia presentes no evento, gerando efeitos relacionados ao aquecimento do turismo, patrocínio privado e políticas públicas ao atendimento destas demandas.
Outrossim, o Círio de Nazaré, como todo outro fenômeno em que uma cidade ou região abarca como as olimpíadas, copa do mundo e dias das Páscoa no México, costuma sempre trazer resultados positivos para a economia local, advindo da alta circulação de turista na cidade das mangueiras, entretanto envolve despesas também altas para sustentar essa grande festividade religiosa que cada ano aumenta, conforme a tabela a seguir:
Tabela 01. Evolução do Custo Total (em reais) do Círio de Nazaré:
Fonte: Diretoria da Festividade do Círio de Nazaré e DIEESE-PA.
Desta forma, conforme o G1 (2024), “a festa católica atrai atualmente em torno de 80 mil turistas de fora do estado”, essa significativa quantidade de visitantes não apenas enriquece a experiência cultural do evento, mas também gera impactos substanciais na economia local. O aumento no fluxo de turistas promove uma elevação na demanda por serviços, como hospedagem, alimentação e transporte, o que, por sua vez, estimula o comércio e diversas atividades econômicas na região. Esses efeitos são evidenciados e quantificados na fala de Helder Bitar (2023), que destaca como as festividades influenciam diretamente o crescimento econômico, contribuindo para a sustentabilidade de setores chave da economia paraense:
Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (DIEESE), estimou que todas as festividades do Círio de Nazaré 2019 injetaram na economia paraense mais de 1 (um) bilhão de reais, sendo os maiores beneficiados o setor de serviços (hotelaria e turismo religioso), o comércio em geral e a indústria e agropecuária, com a intensificação da produção e venda de insumos do interior para a capital. (BITAR, 2023)
De maneira análoga, Joseph Nye, em sua obra clássica “Soft Power” (2004) argumenta que a influência de uma nação não vem apenas do seu poder militar ou econômico, mas também de sua cultura e valores, denominado Soft Power (poder brando). Destarte, o Círio de Nazaré pode ser visto como um exemplo de poder soft, pois não apenas promove a identidade cultural e religiosa da região, mas também atrai turistas e gera um impacto econômico significativo para a capital paraense.
Portanto, a festa, ao expandir sua visibilidade e atratividade, não só fortalece a economia local, mas também posiciona Belém como um destino turístico reconhecido, influenciando positivamente sua imagem e conexão com o mundo. Assim, o evento exemplifica como aspectos culturais podem gerar resultados econômicos e sociais, refletindo a essência do poder soft na arena internacional.
Sendo assim, o Círio de Nazaré é um evento que além de tremenda significância religiosa e cultural, consegue mobilizar diversos setores da economia paraense de um modo que reflete a grandeza do evento. Somado a isso, há de se destacar que o Círio é uma parte fundamental para a projeção internacional de Belém, colocando-a em destaque entre as metrópoles da Amazônia através de sua cultura reconhecida mundialmente. Por fim, conclui-se que além da significância do Círio para o povo paraense, o evento consegue simultaneamente impulsionar a economia local e influenciar positivamente na percepção que pessoas de diversos lugares do mundo possuem sobre o Pará e a região amazônica.
Referências:
BITAR, Helder. DE NAZARÉ PARA SÉ: CÍRIO DE NAZARÉ, CULTURA, ECONOMIA E DIREITO AO DESENVOLVIMENTO . Revista Eletrônica de Direito, Filosofia e Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/1947/755. Acesso em: 3 out. 2024.
G1 Entenda como o Círio de Nazaré se tornou uma das maiores festas religiosas do mundo com mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém. G1, 4 out. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/noticia/2023/10/04/entenda-como-o-cirio-de-nazare-se-tornou-uma-das-maiores-festas-religiosas-do-mundo-com-mais-de-2-milhoes-de-pessoas-nas-ruas-de-belem.ghtml. Acesso em: 3 out. 2024.
NYE, Joseph S. Soft power: the means to success in world politics. New York: PublicAffairs, 2004
PREFEITURA DE BELÉM. Círio de Nazaré. CINBESA. Pará. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/ver-belem/detalhe.php?i=1&p=7. Acesso em: 3 out. 2024
